Foto: Gustavo Ramos/Divulgação
Foto: Gustavo Ramos/Divulgação

O Projeto Rede Corposições realiza, no final de semana dos dias 29 e 30 de novembro, a Mostra Artística Coreografias Trocadas, trazendo onze trabalhos de artistas de outros estados para Caxias do Sul. As apresentações acontecem em locais não convencionais como o Parque dos Macaquinhos, dentro de ônibus e até via serviço de tele-entrega.

A programação gratuita reúne performances que transitam entre dança contemporânea e artes integradas. Um dos trabalhos promete colorir uma linha de ônibus urbana, enquanto outro apresenta um homem carregando 30 quilos de terra, numa reflexão sobre a presença e o apagamento da população negra local.

O público também poderá solicitar uma tele-entrega de dança contemporânea, bastando ligar e agendar o presente. No Parque dos Macaquinhos, “bichos nada habituais” estarão nas árvores, com o propósito de surpreender os visitantes.

Na Tem Gente Teatrando, o espaço será ocupado por pesquisas de movimento, coreografias macabras e um jogo sonoro com peças de vidro. Já na Ballroom Casa de Dança, as apresentações exploram metáforas corporais e afeto através de cadeiras e fios.

Após as apresentações, haverá conversas entre o público e os artistas. O projeto também inclui uma Residência Artística na zona rural, no espaço Jardim Jardim, entre 1º e 5 de dezembro, com seis artistas participantes.

A residência será um espaço de convívio e troca, contando ainda com a participação de três artistas caxienses para intercâmbio de ideias. A iniciativa busca experimentar e investigar a arte através da descentralização como condição para reinventar processos criativos.