TRADICIONALISMO

Festival Gaúcho de Dança movimenta Farroupilha com 74 grupos e 104 chuleadores

Centenas de pessoas conferiram as apresentações de dança no Parque Cinquentenário

FARROUPILHA
Foto: Prefeitura de Farroupilha/Divulgação

Farroupilha voltou a ser destaque no cenário tradicionalista do Rio Grande do Sul. Neste final de semana, dias 19 e 20, ocorreram as apresentações do Festival Gaúcho de Dança (Fegadan) e do Festival Gaúcho de Chula (Fegachula), organizados pelo Movimento Tradicionalista Gaúcho (MTG).

O evento ocorreu no Parque Cinquentenário, com entrada gratuita. Ao longo da programação, centenas de pessoas conferiram as apresentações de dança.

“O objetivo é preservar a nossa tradição, fazer com que cada vez mais pessoas que ainda não participam e assistem a esses festivais se interessem e passem a integrar nossas entidades, para que a nossa cultura realmente se perpetue, sendo transmitida de geração em geração”, destaca a vice-presidente Artística do Movimento Tradicionalista Gaúcho, Madeline Zancanaro.

Em 2021, ocorreu o Festival dos Festivais como retorno pós-pandemia. Em 2022, participaram mais de 50 grupos; em 2023, novamente foram mais de 50. Neste ano a edição chegou ao número recorde de 74 grupos e 104 chuleadores.

O festival é uma idealização da Fundação Cultural Gaúcha (FCG) e sua realização é viabilizada pela Lei Rouanet, via Ministério da Cultura.

O evento contou com o apoio da Difatto Contabilidade e Assessoria, da 25ª Região Tradicionalista (25ª RT) e da Prefeitura de Farroupilha, e com patrocínio de Tecnova, Samburá Brasil, Multiflon, Suplay e Demore Aço Peças.