Cristian Bernich vence ‘Prêmio Quero-Quero’ com livro sobre a dança cênica de Bento Gonçalves

Foto: Cristian Bernich com o exemplar do livro físico/Divulgação
Foto: Cristian Bernich com o exemplar do livro físico/Divulgação

O Prêmio Quero-Quero, promovido pelo Sindicato dos Artistas e Técnicos em Espetáculos de Diversões no Estado do Rio Grande do Sul (Sated-RS), que premia os destaques nas Artes Cênicas no Estado foi entregue na última semana em Porto Alegre. O dançarino e professor bento-gonçalvense Cristian Bernich foi o vencedor na categoria Pesquisa, com o livro ‘Converso .cenas de dança’.

Foto: Troféu Quero-Quero /Divulgação

Cristian, que atualmente reside em Portugal e esteve representado pela amiga e também professora Lia Bertuol, concorria com outras 27 pesquisas realizadas no RS, sendo o primeiro artista e Bento a alcançar a conquista, no prêmio que foi retomado após um hiato de 18 anos.

“O interessante foi descobrir que os primeiros registros sobre dança em Bento Gonçalves, ocorrem a partir de 1958 em clubes sociais. Nessa época, apenas o balé clássico era o gênero ensinado e somente as mulheres faziam aulas. A dança era parte da educação feminina. Outro aspecto interessante foi o quão tardia a dança contemporânea começou a ser produzida na cidade, e, também, quantos nomes de artistas haviam sido quase esquecidos”, diz Bernich.

‘Converso .cenas de dança’ também é um registro imagético com mais de cem fotos que ilustram um linha histórica de produção cênica, abrangendo balé, jazz, folclore de projeção, danças urbanas, dança moderna e dança contemporânea.

Foto: Capa E-Book/Divulgação

SOBRE O LIVRO

Lançado pela Educs (disponível para download no site), “Converso .cenas de dança” é um livro que apresenta um recorte histórico sobre dança cênica da cidade de Bento Gonçalves e sobre a produção cênica da Cia de dança-teatro contemporânea A Trupe Dosquatro. Com uma linguagem muito variada em estilos e, por vezes muito coloquial, o livro se propõe a uma conversa entre artistas da dança, autor e leitor explorando a memória afetiva das pessoas que produziram e/ou produzem a arte da dança na cidade.

O livro é o resultado de uma pesquisa de quase dois anos feita por Cristian Bernich com apoio de Edson Possamai, concebida por entrevistas com artistas que viveram na cidade, familiares e também artistas que ainda produzem dança cênica em Bento Gonçalves. Além disso, a pesquisa se voltou para documentos, programas de espetáculos antigos e fotografias que retratam a história da dança local.

Foto: Cristian Bernich com o exemplar do livro físico/Divulgação