O próximo sábado (30) será de arte e cultura no Complexo da Antena, em Caxias do Sul. O projeto Mosaico na Quebrada retorna à comunidade para um mutirão de grafites em muros e uma escadaria com 12 artistas, a partir das 14h. O evento, promovido pelo Instituto SAMbA, é aberto ao público e recebe financiamento da Lei de Incentivo à Cultura federal (Lei Rouanet).
Além das pinturas, serão desenvolvidas oficinas e música com DJ Hood e Pablo, que será o MC. Haverá a distribuição de lanche. A coordenação é do fotógrafo William Cabral, que atua na comunidade.
Ele antecipa que a ação contará com a presença do artista Kajaman, ativo na produção de grafites há 25 anos em ruas da Baixada Fluminense, no Rio de Janeiro, onde nasceu.
“Teremos artistas de crews de Caxias do Sul e um convidado, o Kajaman, que vem do Rio de Janeiro para contar um pouco da sua trajetória com o Meeting of Favela (mutirão de arte reconhecido mundialmente) e fazer uma das pinturas”, diz Cabral.
Roda de conversa
A edição do Mosaico, que leva o tema Limites e Territórios, começa dias antes, na quarta-feira (27), com um City Talk em parceria com o projeto Vivacidade. A roda de conversa debaterá “Chegadas e partidas: como o espaço urbano conecta pessoas” na Estação Rodoviária de Caxias do Sul, a poucos metros do Complexo da Antena, às 19h.
A mediação será da jornalista e presidente do Vivacidade, Paula Valduga. Os convidados são o arquiteto e urbanista Paulo Rogério De Mori e a motorista de ônibus Sheila Antonelli, 1ª mulher da cidade a atuar na linha da empresa Caxiense para Porto Alegre.
Encerramento na Escola São Vicente
No dia 7 de dezembro, ocorrem mais duas ações culturais na Escola Municipal de Ensino Fundamento São Vicente de Paulo, no bairro Jardelino Ramos. A data será marcada pela produção de murais com quatro grafiteiros e apresentações de street dance, samba e pagode.
Está prevista, ainda, a revitalização da biblioteca, a doação de 200 livros e a realização de oficinas, contações de histórias e palestras com equipe do Instituto de Leitura Quindim.