Uma das organizações assistenciais mais importantes e tradicionais de Caxias do Sul, a Associação Helen Keller, vinculada a Escola Estadual Especial Hellen Keller, conquistou, na última sexta-feira (22), a primeira e segunda colocações no 3º Campeonato Artístico Literário para Alunos Surdos, realizado com estudantes de instituições de ensino de todo o país. Organizado pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), de São Paulo, a premiação incentivou estudantes surdos a criarem ilustrações com releituras da obra “Campos de Girassóis”, de Van Gogh.
O projeto foi idealizado pelo grupo Casa Libras, que desenvolve uma série de iniciativas voltadas ao desenvolvimento e inclusão social de jovens surdos na UFSCar. Para a elaboração do trabalho, os alunos assistiram um vídeo com uma descrição poética do quadro, feita em Libras pelo professor, autor e poeta surdo, Cacau Mourão.
Receberam as premiações na categoria Ensino Médio os estudantes William de Aguiar Maciel, com o primeiro lugar, e Cauã da Silva Amaral, que obteve a segunda colocação. Ambos são alunos da Escola Estadual Especial de Ensino Médio Helen Keller, que atua junto à Associação.
O objetivo do projeto, conforme a diretora da Associação Helen Keller, Silvana Regina Vencato Pinto, foi reunir referências do artista, em paralelo com elementos do cotidiano dos jovens surdos atendidos pela instituição. Ela explica que a inscrição dos trabalhos foi feita poucas semanas antes do prazo final, mas com forte expectativa de conquistar os primeiros lugares.
“Eu analisei como era a competição e percebi que era a cara de nossa escola, é a identidade que nós trabalhamos por aqui. Esse projeto começou em agosto, mas recebemos o e-mail somente em meados de setembro e iniciamos o projeto. Fizemos um trabalho intensivo com as professoras responsáveis e os alunos para conseguirmos terminar essas releituras. Utilizamos colagens e pinturas com latas de cor e selecionamos três trabalhos dentre os 13 elaborados dentro de sala de aula”, salienta Silvana.
O trabalho foi coordenado pela professora Jailza dos Santos Martin, com a colaboração da professora Tatiana Regina Lovato. Além das aulas de Ensino Médio, a Associação Helen Keller também conta com Escola de Ensino Fundamental direcionada para crianças surdas, com 28 alunos.