INCLUSÃO SOCIAL

Com releitura de obras de Van Gogh, alunos da Escola Helen Keller de Caxias do Sul conquistam prêmio artístico nacional

Estudantes garantiram as duas primeiras colocações em 3º Campeonato Artístico Literário para Alunos Surdos, realizado pela Universidade Federal de São Carlos (SP)

Willian de Aguiar Maciel
Willian de Aguiar Maciel | Divulgação / Hellen Keller

Uma das organizações assistenciais mais importantes e tradicionais de Caxias do Sul, a Associação Helen Keller, vinculada a Escola Estadual Especial Hellen Keller, conquistou, na última sexta-feira (22), a primeira e segunda colocações no 3º Campeonato Artístico Literário para Alunos Surdos, realizado com estudantes de instituições de ensino de todo o país. Organizado pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), de São Paulo, a premiação incentivou estudantes surdos a criarem ilustrações com releituras da obra “Campos de Girassóis”, de Van Gogh.

O projeto foi idealizado pelo grupo Casa Libras, que desenvolve uma série de iniciativas voltadas ao desenvolvimento e inclusão social de jovens surdos na UFSCar. Para a elaboração do trabalho, os alunos assistiram um vídeo com uma descrição poética do quadro, feita em Libras pelo professor, autor e poeta surdo, Cacau Mourão.

Receberam as premiações na categoria Ensino Médio os estudantes William de Aguiar Maciel, com o primeiro lugar, e Cauã da Silva Amaral, que obteve a segunda colocação. Ambos são alunos da Escola Estadual Especial de Ensino Médio Helen Keller, que atua junto à Associação.

O objetivo do projeto, conforme a diretora da Associação Helen Keller, Silvana Regina Vencato Pinto, foi reunir referências do artista, em paralelo com elementos do cotidiano dos jovens surdos atendidos pela instituição. Ela explica que a inscrição dos trabalhos foi feita poucas semanas antes do prazo final, mas com forte expectativa de conquistar os primeiros lugares.

“Eu analisei como era a competição e percebi que era a cara de nossa escola, é a identidade que nós trabalhamos por aqui. Esse projeto começou em agosto, mas recebemos o e-mail somente em meados de setembro e iniciamos o projeto. Fizemos um trabalho intensivo com as professoras responsáveis e os alunos para conseguirmos terminar essas releituras. Utilizamos colagens e pinturas com latas de cor e selecionamos três trabalhos dentre os 13 elaborados dentro de sala de aula”, salienta Silvana.

O trabalho foi coordenado pela professora Jailza dos Santos Martin, com a colaboração da professora Tatiana Regina Lovato. Além das aulas de Ensino Médio, a Associação Helen Keller também conta com Escola de Ensino Fundamental direcionada para crianças surdas, com 28 alunos.