COLHEITA DA UVA

Bento em Vindima inicia com celebração em Faria Lemos

Evento realizado nesta quinta-feira (16) marca o início da colheita das uva em Bento Gonçalves e região, a conhecida Vindima

Bento em Vindima inicia com celebração em Faria Lemos

A cerimônia oficial de abertura da colheita da uva de 2025 foi realizada nesta quinta-feira (16) na Vinícola Vistamontes, no distrito de Faria Lemos, Bento Gonçalves. O evento também deu início à programação do tradicional “Bento em Vindima” e contou com a presença do secretário da Agricultura, Pecuária, Produção Sustentável e Irrigação, Clair Kuhn, além de outras autoridades como o prefeito Diogo Segabinazzi Siqueira e do vice-prefeito Amarildo Lucarelli.

O Rio Grande do Sul, maior produtor de uvas e vinhos do Brasil, espera uma safra cheia com a produção de mais de 700 mil toneladas de uva, que impulsionará ainda mais o turismo, a gastronomia e a economia local. Clair Kuhn destacou a qualidade esperada dos frutos e os benefícios diretos para a produção de vinhos, espumantes e sucos.

“A projeção é que teremos uma safra cheia, de retomada da produção, e expectativa de alta qualidade dos frutos, que terão impactos diretos na produção dos nossos vinhos, espumantes e sucos”, afirmou.

Durante o evento, Kuhn homenageou os agricultores, enfatizando o simbolismo do chapéu de palha.

“O chapéu é muito usado para se proteger do sol, mas quando a gente tira o chapéu para alguém é em questão de muito carinho, respeito e admiração. Então nós, o governo do Estado, tiramos o chapéu aos nossos agricultores e amigos italianos”, disse.

A Vinícola Vistamontes, anfitriã do evento, é uma propriedade familiar com tradição desde 1918. Sob a gestão de Geyce Marta Salton e Anderson De Césaro, a vinícola se destacou pela produção manual de vinhos e espumantes de lotes limitados, valorizando o saber fazer passado por gerações.

O prefeito Diogo Siqueira reforçou a importância da colheita como símbolo do trabalho dos agricultores.

“Receber aqui esse evento tem um significado muito importante para a nossa comunidade. Passamos juntos por momentos de dificuldades que nos fortaleceram como sociedade. Hoje apresentamos uma safra de qualidade, mas, principalmente, queremos reforçar e valorizar esses homens e essas mulheres responsáveis pelo desenvolvimento do nosso Estado”, ressaltou o prefeito.

O secretário de Turismo do Estado, Ronaldo Santini, ressaltou as oportunidades turísticas associadas à vindima.

É fundamental que a gente promova, também, o nosso período de colheita da uva, que representa os esforços de um trabalho árduo dos nossos produtores durante todo o ano. Se temos o Natal Luz no segundo semestre, podemos fazer também um produto forte nacionalmente com a nossa vindima. Há um mundo de possibilidades para oferecermos aos turistas, seja proporcionando a experiência da pisa da uva, seja levando um grupo para visualizar o parreiral cheio e participar da colheita, por exemplo. Também é possível oferecer almoços nos vinhedos e a degustações especiais”, falou Santini.

O Bento em Vindima segue com uma programação variada que celebra a cultura e a tradição vitivinícola da região. Confira a programação completa no site do bento.tur.br.