Comportamento

Cremers recomenda que presos do grupo de risco permaneçam nos presídios

Cremers recomenda o isolamento de presos para atender às necessidades assistenciais, especialmente daqueles considerados do grupo de risco

Cremers recomenda que presos do grupo de risco permaneçam nos presídios

Após consulta realizada pelo Ministério Público Estadual (MP-RS), o Conselho Regional de Medicina do Rio Grande do Sul (Cremers) emitiu Parecer Técnico onde recomenda o isolamento de presos pertencentes ao grupo de risco durante a pandemia de Covid-19.

O documento, elaborado pelo Grupo de Trabalho de Enfrentamento à Covid-19 da autarquia, que é formado por médicos com experiência em Infectologia, Medicina Intensiva e situações de emergência.

O Parecer Técnico responde a questionamento do MP-RS sobre “perigo de contágio de presos provisórios e definitivos, que se encontram no grupo de risco, permanecerem recolhidos no Sistema Prisional, diante da pandemina do novo Coronavírus”.

Baseado em determinações da Organização Mundial da Saúde, do Ministério da Saúde e da Secretária Estadual da Saúde, aponta que a “manutenção dos presos em ambiente prisional, principalmente daqueles que pertencem ao grupo de risco, é a medida que se apresenta mais segura no atual contexto, no qual a assistência médica pública e privada está restrita aos atendimentos de urgência, impossibilitando o atendimento ambulatorial dos custodiados junto às Unidades Básicas de Saúde e Hospitais Públicos”.

Dessa forma, o Cremers recomenda o isolamento de presos para atender às necessidades assistenciais, especialmente daqueles considerados do grupo de risco.