Caxias do Sul

Confira como está a revitalização do acesso ao Desvio Rizzo, em Caxias do Sul

Equipes da Codeca trabalham no traçado da futura ciclovia. Além disso, outras quatro frentes executam serviços de terraplenagem, escavação, implantação de meios-fios e pavimentação, entre outros

Foto: Divulgação/Prefeitura de Caxias do Sul
Foto: Divulgação/Prefeitura de Caxias do Sul

As obras de revitalização do acesso ao bairro Desvio Rizzo, em Caxias do Sul, são realizadas pela Companhia de Desenvolvimento de Caxias do Sul (Codeca). A empresa pública assumiu o serviço no dia 08 de julho. Atualmente, as equipes trabalham em, pelo menos, quatro frentes principais de trabalho.

Em uma delas, os trabalhadores colocaram uma camada de brita para cobrir parte do traçado da futura ciclovia. O serviço ocorre no canteiro que separa as ruas Nilceu de Melo Catarina e Cristiano Ramos de Oliveira, onde ocorrem também obras de terraplenagem, escavações, implantação de meios-fios e preparação da base para o passeio público.

Conforme o projeto, serão 6.240 metros quadrados de ciclovia, 18.919,28 metros quadrados de passeios para pedestres com blocos intertravados com prioridade para a acessibilidade universal, 14.137 metros de meios-fios, e 53.699 mil metros quadrados de pavimentação asfáltica. A empresa também implantará 69 pontos de iluminação pública.

Outra equipe trabalha na avenida Alexandre Rizzo. No local, são executadas obras de escavação, terraplenagem e pavimentação asfáltica.

Já concluídos, trechos como a rotatória entre as ruas vereador Otto Sheifler, Nilceu de Melo Catarina, Cristiano Ramos de Oliveira e Horácio Damiani, por exemplo, já estão liberados para o tráfego. Alguns deles ainda estão sem os acabamentos paisagísticos.

O projeto

A revitalização do acesso ao Desvio Rizzo, considerado um dos bairros mais populosos de Caxias do Sul, inclui readequação da geometria, pavimentação asfáltica, iluminação pública, implantação de ciclovia e ciclofaixa, acessibilidade universal, e sinalização horizontal e vertical das vias.

A Codeca assumiu a obra em julho.  A contratação ocorreu após a desistência da empresa que havia vencido a licitação, que abandonou a obra alegando problemas financeiros.

Paralelamente, a Construtora Pelotense Ltda assumiu a implantação das redes de esgotamento sanitário, execução das ligações prediais e implantação de canalização pluvial. A fiscalização desta parte é de responsabilidade do Serviço Autônomo Municipal de Água e Esgoto (Samae).

Confira imagens da atual fase das obras

Ciclovia
Rotatória
Avenida Alexandre Rizzo
Rua Cristiano Ramos de Oliveira (Fotos: Divulgação/Prefeitura de Caxias do Sul)