
Uma comitiva composta por cinco estudantes e um professor do curso superior de Gestão e Tecnologia da Empresa Agrícola do Cégep de Sherbrooke, localizado no estado de Québec, Canadá, está no Instituto Federal do Rio Grande do Sul (IFRS) desde a sexta-feira, 22 de fevereiro de 2019.
O objetivo da visita é identificar diferenças entre os modos da produção entre a agricultura canadense e a brasileira, avaliar os desafios da agricultura e métodos de produção utilizados no estado do Rio Grande do Sul e seus impactos. A iniciativa também visa promover integração e troca de ideias entre servidores e estudantes de ambas as instituições, para analisar as semelhanças estruturais e pontos diferenciais entre o IFRS e o Cégep, além da possível prospecção de novas parcerias no âmbito do ensino, da pesquisa e da extensão.
Fazem parte da comitiva canadense o professor Léon Bibeau-Mercier e os alunos Ismaël St-Laurent-Blais, 22 anos; Amélie Côté, 22 anos; Laéticia Routhier, 19 anos; Érica Nadeau, 21 anos; e Marianne Lessard, 27 anos. Todos estão no último ano de curso.
Os canadenses iniciaram a visita técnica no Campus Sertão do IFRS, onde permaneceram até o dia 25. Entre os dias 26 de fevereiro e 1º de março, as atividades ocorrem no Campus Bento Gonçalves, com apresentação do instituto e visitação à Estação Experimental Tuiuty, atividades externa em vinícolas e algumas localidades que fazem parte do turismo rural, agricultura familiar e cooperativismo.
Fotos: IFRS/Divulgação