
Iniciaram nesta quarta-feira (12) as obras de revitalização da Estação Férrea de Farroupilha, localizada no Largo Carlos Fetter. Com um investimento de mais de R$ 880 mil do sistema Pró-Cultura RS da Secretaria de Estado da Cultura, o projeto que começou a ser elaborado em 2016, deve ser entregue em até seis meses. A iniciativa é da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL). Esta primeira etapa conta apenas com o restauro do prédio. Em um segundo momento estão previstas as obras de paisagismo e cercamento do local.
A estrutura irá abrigar um centro de atimento ao turista, uma biblioteca e um bistrot. Em contrapartida estão previstas oficias de preservação do patrimônio público pela CDL. A Feira do Produtor, que ocorre no pavilhão ao lado não será afetada.
A Estação Férrea Nova Vicenza é tombada pelo município e fazia parte da ligação de Montenegro com Caxias do Sul. A inauguração data de 1910. Em 1934 foi ponto de partida para o desenvolvimento de Farroupilha. Com a interrupção da circulação dos trens pela região, na década de 70, o local passou a manter o seu valor histórico. Nos últimos anos, porém, acabou virando alvo de depredações e vandalismo.