Caxias do Sul

Com nova usina, Codeca pretende retomar fabricação de asfalto até o final do mês em Caxias do Sul

Antiga estrutura foi destruída no temporal de 12 de maio. Na ocasião, funcionário da companhia morreu no local

Com nova usina, Codeca pretende retomar produção de asfalto
Foto: Andréia Copini, divulgação


*Correção: Ao contrário do que foi publicado às 23h27 de quinta-feira (01/08), a nova usina de asfalto da Codeca não é móvel, mas sim vai operar de maneira fixa. A matéria foi corrigida às 15h30min de sexta-feira (02/08)

A Companhia de Desenvolvimento de Caxias do Sul (Codeca) concluiu a compra de uma usina de asfalto. O equipamento começou a ser montado nesta quinta-feira (1º). O investimento foi a alternativa da companhia para retomar a produção do material após o trágico incidente na antiga usina na manhã de 12 de maio. Na ocasião, durante o temporal que assolou o Estado, um deslizamento de terra na Vila Maestra, zona norte de Caxias, matou um funcionário da companhia e destruiu a estrutura.

Desde então, a produção de asfalto no município ficou comprometida, o que exigiu a aquisição de asfalto de fornecedores privados para as obras viárias em Caxias. Para viabilizar novamente a produção própria e reduzir os custos, a companhia anunciou a compra da usina. A Codeca trabalha com a possibilidade de retomar a fabricação de asfalto ainda neste mês.

“Iniciamos o recebimento e a instalação da nossa usina de asfalto. Voltar a ter a usina em funcionamento é uma condição de autonomia para a Codeca e também de redução de custos na execução das obras”, ressaltou a presidente da companhia, Maria de Lourdes Fagherazzi.

O funcionário da Codeca que morreu no deslizamento de terra se chamava Luciano Henrique Santos Lacava, 49 anos. Ele atuava na empresa desde 2004. Uma outra pessoa ficou ferida no acidente.