*Correção: Ao contrário do que foi publicado às 23h27 de quinta-feira (01/08), a nova usina de asfalto da Codeca não é móvel, mas sim vai operar de maneira fixa. A matéria foi corrigida às 15h30min de sexta-feira (02/08)
A Companhia de Desenvolvimento de Caxias do Sul (Codeca) concluiu a compra de uma usina de asfalto. O equipamento começou a ser montado nesta quinta-feira (1º). O investimento foi a alternativa da companhia para retomar a produção do material após o trágico incidente na antiga usina na manhã de 12 de maio. Na ocasião, durante o temporal que assolou o Estado, um deslizamento de terra na Vila Maestra, zona norte de Caxias, matou um funcionário da companhia e destruiu a estrutura.
Desde então, a produção de asfalto no município ficou comprometida, o que exigiu a aquisição de asfalto de fornecedores privados para as obras viárias em Caxias. Para viabilizar novamente a produção própria e reduzir os custos, a companhia anunciou a compra da usina. A Codeca trabalha com a possibilidade de retomar a fabricação de asfalto ainda neste mês.
“Iniciamos o recebimento e a instalação da nossa usina de asfalto. Voltar a ter a usina em funcionamento é uma condição de autonomia para a Codeca e também de redução de custos na execução das obras”, ressaltou a presidente da companhia, Maria de Lourdes Fagherazzi.
O funcionário da Codeca que morreu no deslizamento de terra se chamava Luciano Henrique Santos Lacava, 49 anos. Ele atuava na empresa desde 2004. Uma outra pessoa ficou ferida no acidente.