A pista de pouso e decolagem do Aeroporto Hugo Cantergiani, em Caxias do Sul, passará por obras de manutenção e recuperação asfáltica. Ainda que não apresente condições críticas, o pavimento possui rachaduras e sofre com infiltrações durante as chuvas. Para realizar as correções, a prefeitura publicou, na quinta-feira passada (5), um edital para contratação emergencial de empresa, que será finalizado no próximo dia 18. Os trabalhos estão orçados em R$ 5,95 milhões.
Segundo o secretário de Trânsito, Transportes e Mobilidade (SMTTM), Alfonso Willenbring Júnior, será realizado o fresamento de toda a extensão da pista, serviço que compreende a retirada do asfalto, em uma espessura de 5cm, e recolocação de asfalto novo.
As obras não provocarão interferências nas operações: os trabalhos ocorrerão durantes as noites, entre 21h — após o último pouso — e 3h da manhã do dia seguinte. Willenbring prevê que, entre 40 a 60 dias, as manutenções sejam concluídas.
“Para as operações, (proporcionará) mais segurança, de imediato, não terão mais infiltrações e irregularidades que hoje têm na pista. Mas o mais pontual é que vamos conseguir pedir até mesmo a ampliação da categoria do aeroporto. Vamos fazer essa intervenção no asfalto em 230m da pista que hoje não são homologados. O próximo passo é a gente pedir essa homologação para que possamos utilizar a pista em sua totalidade, o que não acontece hoje“, explica o titular da SMTTM.
Em torno de 10 empresas sinalizaram interesse no empreendimento, conforme Willenbring. A Companhia de Desenvolvimento de Caxias do Sul (Codeca), empresa pública do município, chegou a ser procurada para o serviço, mas declinou em razão da ausência de conhecimento técnico para os procedimentos relacionados ao modal aeroviário. O critério de seleção do CNPJ vencedor será o menor preço solicitado para os trabalhos.
Para garantir a qualidade do material, além da temperatura ideal, o asfalto deverá ser produzido em até 60 quilômetros de distância da cidade, informa o secretário de Trânsito.
“É a primeira etapa de um trabalho que no próximo ano pretendemos fazer uma nova cobertura, um microrrevestimento que aplicamos sobre toda a largura da pista, deixando toda ela com o mesmo padrão de acabamento, 100% nova. Refazendo a sinalização horizontal ficará, eu diria, uma das melhores pistas de pouso e decolagem que temos no Sul do país”, complementou Willenbring.