Comportamento

Com integração Grenal, sabrage coletivo da Fenachamp mantém tradição do evento

Com integração Grenal, sabrage coletivo da Fenachamp mantém tradição do evento Com integração Grenal, sabrage coletivo da Fenachamp mantém tradição do evento Com integração Grenal, sabrage coletivo da Fenachamp mantém tradição do evento Com integração Grenal, sabrage coletivo da Fenachamp mantém tradição do evento
Com integração Grenal, sabrage coletivo da Fenachamp mantém tradição do evento

O sabrage coletivo da Fenachamp realizou na manhã de domingo (6), a sua sexta edição. Pela primeira vez o evento, marcado inicialmente para a tarde de sábado (5), precisou ser transferido devido à chuva.

A mudança, porém, não tirou o entusiasmo dos 280 participantes da iniciativa, realizada pela primeira vez em 2009 e que, até hoje, está no Guinness Book com o maior número de participantes.

A novidade deste ano foi o sabrage Grenal, com torcedores dos dois clubes participando da abertura das garrafas com o sabre. Na categoria geral foram 183 participantes, enquanto que 97 estiveram presentes na Grenal.

O presidente da Fenachamp 2019, Giliano Verzeletti, saudou a iniciativa e o empenho dos consulados dos dois times, que ajudaram a movimentar a promoção, demonstrando união e um exemplo de integração.

A consulesa do Inter, Jozelia Lorenzi, e o cônsul do Grêmio, Robson Passos, sabraram lado a lado e tiveram sucesso em suas tentativas dentro dos dez segundos em que a ação devia ser concluída.

A festa integrou as edições do Guinness Book de 2013 e 2015, batendo o recorde coletivo mundial. O sabrage nasceu no início do século XIX. Para comemorar as suas vitórias, Napoleão Bonaparte realizava a degola das garrafas em um único golpe. Essa tradição francesa ultrapassa gerações e mantém-se como uma das principais formas de celebração.

Fotos: Cassius André Fanti