Caxias do Sul

Com crescimento nos empregos formais, Caxias abre mais de 500 postos de trabalho em abril

Dados foram elaborados pelo Observatório do Trabalho da Universidade de Caxias do Sul

Imagem Aérea de Caxias do Sul - Grupo RSCOM
(Foto: Arquivo/Grupo RSCOM)

Os números de empregos gerados em Caxias do Sul foram positivos em praticamente todos os macro setores da economia. Com 527 novos postos de trabalhos abertos, o crescimento foi de 0,33% em comparação com março. Estes números do maior município da Serra Gaúcha seguem na mesma linha dos apresentados em nível nacional e estadual. Os dados foram divulgados na quarta-feira (31) pelo Observatório do Trabalho da UCS, com base no Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (CAGED).

No Brasil, o percentual de crescimento ficou 0,42% em relação a março, enquanto no Rio Grande do Sul foi de 0,43%. Conforme a coordenadora do Observatório da UCS, a professora Lodonha Maria Portela Coimbra Soares, a nível nacional o comércio foi o setor que puxou a apertura de empregos no quarto mês de 2023, enquanto no estado foram os serviços que encabeçaram a lista. Já em Caxias do Sul houve o retorno da indústria, com 417 novos postos, tendo registrado 2.508 admissões contra 2.091 demissões.

“Mostrando a pujança e o retorno da indústria como a grande empregadora no mercado formal de trabalho em Caxias do Sul”, destacou a professora.

Emprego em Caxias do Sul

Dessa forma, em abril foram, registradas cerca de 6,9 mil admissões e 6,4 mil demissões no município. O setor de serviços foi o que mais abriu empregos, com a criação de 2.519 vagas, contra 2.241 desligamentos, com saldo de 278. Por outro lado, o setor que menos gerou empregos foi o de construção, com saldo de – 13 vagas (187 contratações e 200 demissões).

A pesquisa também apontou que atualmente aproximadamente 160 mil moradores de Caxias estão empregados de maneira formal, um crescimento de 0,33% com relação ao mês de março. “Isso é interessante porque está diminuindo a informalidade”, pontuou Lodonha.

No acumulado do ano, foram abertos 2,6 mil postos formais de trabalho em Caxias, aumento de 1,69% em relação ao ano passado. E nos últimos 12 meses foram criados 4,9 mil empregos na cidade, com destaque para indústria e serviços.