A Companhia de Desenvolvimento de Caxias do Sul (Codeca) projeta uma maior capacidade de produção de asfalto em Caxias do Sul com a usina recém-adquirida. O equipamento começou a ser montado na quinta-feira (1º) e a instalação tem previsão de ser concluída em até 20 dias.
A presidente da Companhia, Maria de Lourdes Fagherazzi informa que depois da instalação terá início o período de testes.
“Acreditamos que até o final de agosto já tenha condições de entrar em operação“, estima.
Diferente do que anteriormente foi divulgado, a nova estrutura não é móvel, mas sim fixa. A usina terá capacidade de produzir 80 toneladas de asfalto por hora, mais de 30% do que o antigo equipamento, de 60 toneladas/hora. Maria de Lourdes explica que a produção mensal vai depender da demanda, mas irá suprir com folga a necessidade para as obras públicas em Caxias.
A nova usina está localizada em terreno do Município cedido para a companhia, localizado às margens da RSC-453, na Zona Norte de Caxias do Sul. O investimento de cerca de R$ 3,1 milhões foi a alternativa da companhia para retomar a produção do material após o trágico incidente na antiga usina na manhã de 12 de maio. Na ocasião, durante o temporal que assolou o Estado, um deslizamento de terra na Vila Maestra, zona norte de Caxias, matou um funcionário da companhia e destruiu a estrutura.
“A importância é que dá autonomia para a Codeca e o Município não dependerem de terceiros para aquisição de asfalto”, resume a presidente.
O funcionário da Codeca que morreu no deslizamento de terra se chamava Luciano Henrique Santos Lacava, 49 anos. Ele atuava na empresa desde 2004. Uma outra pessoa ficou ferida no acidente.