Comportamento

Cidades da Serra Gaúcha não precisam exigir comprovante de vacinação

Exigência em vigor desde outubro no estado pode ser evitada porque os municípios atingiram 90% da população adulta com esquema vacinal completo

Cidades da Serra Gaúcha não precisam exigir comprovante de vacinação

Um novo decreto editado pelo governador do Rio Grande Sul, Eduardo Leite (PSDB), permitiu que a exigência do passaporte da vacina deixasse de ser obrigatória nos principais municípios da Serra Gaúcha, que atingiram o percentual de 90% da população adulta com o esquema vacinal completo. Com data de 18 de novembro, o decreto de Leite menciona que a cobrança do passaporte sanitário ainda é uma recomendação do Executivo gaúcho, mas não será mais uma imposição.

As novas regras para a flexibilização do passaporte vacinal no Rio Grande do Sul, anunciadas pelo governo gaúchovão beneficiar os municípios da Serra Gaúcha mais populosos. Isso ocorre porque eles atingiram o percentual de 90% da população adulta com o esquema de imunização completo contra a Covid-19.

Assim, Caxias do Sul, Bento Gonçalves, Farroupilha, Garibaldi e Carlos Barbosa não precisam mais exigir a apresentação de carteira de vacinação para permitir acesso a atividades com alto risco de contágio, porque atingiram o índice mínimo exigido para a flexibilização do passaporte vacinal. O cálculo de população adulta considera a estimativa do IBGE de população com 18 anos ou mais em cada cidade gaúcha.

Assim como as principais cidades serranas, a maior parte dos municípios gaúchos (52,3%) já atingiu o índice de imunização exigido pelo governo do Estado para permitir a flexibilização e precisam manter a exigência obrigatória de checagem.

A exigência de passaporte vacinal entrou em vigor no estado no dia 18 de outubro, e indica a necessidade de apresentação da carteira de vacinação para ingressar em casas noturnas e demais eventos sociais; atividades artísticas como cinemas, teatros e shows; de lazer, como parques de diversão e temáticos; feiras e exposições; e competições esportivas, como jogos de futebol.

Obs.: os dados do governo do Estado são atualizados mais de uma vez ao dia e podem sofrer alterações depois da publicação da reportagem.