Foi lançado no último sábado (9), em Garibaldi, um novo roteiro de enoturismo. O passeio, que é desenvolvido na Vinícola Courmayeur, é carregado de simbologia que proporciona ao visitante conhecer a história da vinícola familiar fundada em 1976 na localidade de Garibaldina, degustar cinco rótulos elaborados pela empresa e desfrutar da belíssima paisagem que compõe a geografia da região.
Com duração de aproximadamente 40 minutos, a experiência, batizada de Cela da Cave, poderá ser vivenciada às sextas, sábados e domingos, às 11h e às 15h, tendo como ponto de saída o Bistrô La Fermata, localizado junto à vinícola.
Logo no início, o turista recebe uma taça e é convidado a se transportar para os primórdios da empresa em uma viagem regada a espumantes e vinhos que representam a essência da vinícola, cujo portfólio conta, atualmente, com 22 produtos, elaborados sob a coordenação da enóloga Mayara Dias. A primeira parada é no ponto mais alto da propriedade, onde um pergolado ambientado com gaiolas remete ao aprisionamento. A jornada segue até o próximo ponto: um exuberante flamboyant sob o qual o visitante degusta mais um produto enquanto aprende sobre a trajetória da vinícola e reflete sobre a temática do roteiro.
Ao longo do caminho, quadros com dizeres de autores célebres contribuem para o envolvimento dos participantes com a atmosfera. “A liberdade é um vinho de excelência. Não faz sentido que não o compartilhes”, afirma o poeta português Joaquim Pessoa, em uma das placas. “Mas onde se deve procurar a liberdade é nos sentimentos. Esses é que são a essência viva da alma”, reforça o autor e estadista alemão Johann Goethe em outro painel.
O ponto alto do passeio fica por conta da visita à adega gradeada localizada na área industrial da vinícola. É nesta cela, abaixo do nível da rua, onde estão “aprisionados” os vinhos históricos da Courmayeur, à espera de serem “libertados” das garrafas. É também na cave escura onde a guia conduz uma reflexão sobre a ausência de liberdade e um brinde com o quarto rótulo do trajeto.
O roteiro Cela da Cave é resultado de um trabalho desenvolvido por meio do Investe Turismo, programa do Sebrae, Ministério do Turismo e Embratur que tem por objetivo acelerar o desenvolvimento, aumentar a qualidade e a competitividade e gerar empregos em rotas turísticas estratégicas do Brasil.
Fotos: Tais Pereira/Grupo RSCOM