A partir da próxima semana, a Unidade Básica de Saúde (UBS) Galópolis entra em reforma e os usuários passarão a ser atendidos em um prédio alugado pela Secretaria Municipal da Saúde (SMS). Por causa da mudança, os atendimentos ocorrem normalmente na UBS até esta terça (06). Não haverá expediente de quarta a sexta-feira e o serviço passa a funcionar no endereço temporário a partir de segunda-feira (12). Servidores da SMS trabalham na montagem dos espaços na sede temporária, localizada na Rua Pedro Chaves, 102, em frente à praça do bairro.
No local a sala de vacinas funcionará nas segundas, terças, quartas e sextas-feiras das 13h30 às 16h. Para atendimento odontológico, os pacientes passarão por acolhimento na UBS temporária e serão encaminhados para outros serviços conforme o caso.
A UBS passará por reforma completa que prevê inclusive mobiliário novo e climatização. A previsão de duração é de 10 meses após a assinatura da ordem de início. A obra é orçada em R$ 905 mil e será realizada pela empresa DRZ Construtora Ltda, vencedora da licitação.
“Sabemos que sempre acaba gerando algum tipo de transtorno para a população, mas a transferência temporária vai possibilitar que se faça a reforma total da estrutura, que terá também uma melhor estruturação de salas para que possamos prestar o melhor atendimento à população, além de uma reforma em algumas áreas estruturais”, descreve a diretora da Atenção Primária em Saúde, Juliana Argenta Calloni.
Vila Cristina
Cenário similar é vivenciado pela comunidade do distrito de Vila Cristina. O prédio da UBS da região foi atingido pelas fortes chuvas do mês de maio. Desde então os serviços ocorrem temporariamente em espaço cedido pela Igreja Evangélica Assembleia de Deus.
A Prefeitura de Caxias do Sul também vai alugar um imóvel na localidade visando ampliar os atendimentos até que os serviços possam retornar ao endereço original, que passará por reforma ou reconstrução, o que está sob avaliação técnica. A informação foi confirmada pela Secretaria Municipal da Saúde. Contudo, o processo de aluguel ainda está em andamento e vai ser divulgado pelo poder público quando for finalizado.
A SMS vai alugar um imóvel maior para poder ampliar os atendimentos até que os serviços possam retornar ao endereço original, que passará por reforma ou reconstrução, o que está sob avaliação técnica. O processo de aluguel está em andamento.