Brasil

Casos confirmados de coronavírus no Brasil sobem para 52

Caxias do Sul, até o momento, têm quatro casos suspeitos e quatro descartados de coronavírus.

Foto: Fabio Rodrigues Pozzebom / Agência Brasil
Foto: Fabio Rodrigues Pozzebom / Agência Brasil

O número de casos confirmados de coronavírus no Brasil chegou a 52. O novo número foi divulgado pelo Ministério da Saúde no fim da tarde desta quarta-feira (11), na segunda atualização publicada no dia. O novo balanço marca um pulo de 15 casos em relação ao divulgado mais cedo, quando o sistema da pasta havia contabilizado 37 casos.

A maioria das novas pessoas infectadas veio de São Paulo, que saiu de 19 no balanço mais cedo para 30. O Rio de Janeiro foi de 10 para 13 casos confirmados. Brasília subiu de uma para duas pessoas nessa situação. Além desses estados, já tiveram casos identificados a Bahia e o Rio Grande do Sul (2), além de Alagoas, Minas Gerais e Espírito Santo (1).

Entre as duas atualizações, os casos suspeitos saíram de 876 para 907. Já os casos descartados também aumentara, de 880 para 935.

No panorama global, o número de casos continua subindo. Segundo dados da Universidade Johns Hopkins, que monitora o novo coronavírus em parceria com institutos e ministérios de saúde de diversos países, 121.564 pessoas foram diagnosticadas com Covid-19. O número de mortes, no momento da reportagem, é de 4.373. O número de pessoas que não apresentam mais sintomas após terem sido diagnosticadas – portanto, consideradas curadas – está em 66.239.

Foco nos idosos

O ministro da Saúde, Luiz Henrique Mandetta, afirmou hoje (11) ao divulgar boletim de atualização sobre o novo coronavírus que o foco das ações está em “proteger idosos e pessoas com saúde debilitada, principal grupo de risco do coronavírus”. De acordo com os dados mais recentes, o país tem agora 52 dados confirmados de infecção pelo Covid-19.

Medidas no Congresso

O presidente da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia, afirmou na abertura da sessão que o Congresso adotará medidas sanitárias para prevenir a disseminação do coronavírus.

Pandemia

A Organização Mundial da Saúde (OMS) declarou, há pouco, que o novo coronavírus agora é classificado como pandemia, o que altera o protocolo de ação de países signatários da organização.

Caxias do Sul

A Prefeitura de Caxias do Sul, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), capacitou 419 profissionais da área da saúde, divididos em quatro turmas, para atendimento de casos suspeitos de coronavírus.

A médica infectologista e diretora das Vigilâncias (Epidemiológica, Ambiental, Sanitária e Cerest), Andréa Dal Bó, ministrou o treinamento para profissionais das Unidades Básicas de Saúde (UBS), hospitais, Centro Especializado de Saúde (CES) e para os Serviços Especializados em Engenharia de Segurança e Medicina do Trabalho (SESMT) de grandes empresas.

Situação em Caxias

Na tarde desta quarta-feira (11), aumentou para quatro o número de suspeitos. Um mulher, jovem, retornando de intercâmbio na Itália também apresenta sintomas compatíveis com a doença e realizou o exame. Além desta, há um jovem que esteve na Itália, um homem que viajou a Paris e Londres e uma criança de um ano que reside na Espanha e veio visitar a família que aguardam o resultado do exame. Outros quatro casos foram descartados.