Carlos Barbosa completa 65 anos de emancipação política nesta quarta-feira (25). Para marcar a data, a Orquestra Municipal de Carlos Barbosa mantém a tradição de realizar o Concerto de Aniversário, marcado para às 20h no Centro Cultural Mãe de Deus (Salão Paroquial).
Neste ano, o Concerto de Aniversário também celebra os 200 anos da imigração alemã no Rio Grande do Sul. O tema estará presente no repertório do espetáculo e na participação da Orquestra Municipal de São Vendelino, município cuja área foi amplamente colonizada por imigrantes alemães.
Por conta da parceria, o concerto será regido pelos maestros Dirceu Andrioli, da orquestra barbosense, e Davi Dessoti, do grupo são-vendelinense.
História
O território barbosense foi colonizado por imigrantes de diversas etnias a partir de 1855, tornando-se integrante da Colônia Conde d’Eu em 1870. Em 1883, o lote colonial 35 passou a sediar uma sociedade católica formada por igreja e cemitério, consolidando um núcleo comunitário e denominando a localidade.
Com a instalação da ferrovia e Estação Férrea, em 1909, Carlos Barbosa passou por um grande processo de desenvolvimento, o que promoveu movimentações iniciais pela autonomia política em relação ao município de Garibaldi.
A emancipação foi efetivada em 25 de setembro de 1959, com trabalhos encabeçados pela comissão formada por Ampélio Carlotto, Antonio Adriano Guerra, Antonio Martin Guerra, Honório Faccioni, Humberto Accorsi, José Chies, José Raimundo Carlotto, padre Arlindo Marcon, padre Pedro Faustino Piccoli e Reynaldo Chies.