Caxias do Sul

CAPS Cidadania de Caxias do Sul atende em novo local a partir desta quarta (25)

Alteração se deve à reforma do atual prédio do órgão público municipal. Obra está orçada em R$ 1,4 milhão

Foto: Ícaro de Campos/Divulgação
Foto: Ícaro de Campos/Divulgação


O Centro de Atenção Psicossocial (CAPS II) Cidadania de Caxias do Sul atende em local temporário, a partir desta quarta-feira (25). O endereço é na rua Pedro Tomasi, 1620, no bairro Exposição. O prédio foi alugado pela Secretaria Municipal da Saúde (SMS).

O motivo é a reforma do prédio próprio, cujo início da obra foi autorizado pelo Município, nesta segunda (23). O investimento será de R$ 1,4 milhão.

A verba foi obtida por meio de emenda parlamentar da deputada federal Denise Pessôa (PT). A empresa vencedora da licitação é a MASB Engenharia, com sede em Capitão Leônidas Marques/PR.

O projeto também envolve a Secretaria de Obras e Serviços Públicos (SMSP).  A reforma prevê a climatização de ambientes com a instalação de sistema de ar condicionado e mobiliário novo. A previsão de entrega é de 12 meses após o início das obras.

Sobre o CAPS

O CAPS Cidadania atende a adultos com transtorno mental grave e persistente, egressos ou não de internações psiquiátricas. Atualmente, atende cerca de 390 usuários, que recebem atendimentos como consultas, atendimentos individuais e em grupo, oficinas terapêuticas e demais serviços.

O órgão possui uma equipe multiprofissional que atua para manter e fortalecer os vínculos dos usuários com a família e a comunidade, além de promover autonomia, evitar ou reduzir internações psiquiátricas e também favorecer o exercício da cidadania. Os usuários ingressam de forma espontânea ou por encaminhamento da rede de saúde, assistência social, educação e outros.