A subseção de Guaporé da Ordem dos Advogados do Brasil – OAB/RS passou a contar com uma sala no Campus da Universidade de Caxias do Sul no município. Em âmbito estadual, o novo ambiente consiste na primeira Sala da Advocacia da entidade instalada em uma universidade, permitindo ampliar a interação já oportunizada entre acadêmicos e profissionais.
O espaço cedido pela UCS Guaporé contempla, em uma área de 90 m², um mobiliário versátil para compor desde a estrutura de sala de aula até auditório, além de ambiente para reuniões. Entre as atividades que abrigará está a solenidade de entrega de carteiras da OAB aos aprovados no Exame da Ordem dos Advogados.
“A conexão é de extrema relevância para além do ambiente, por fomentar iniciativas conjuntas fundamentadas no compartilhamento de conhecimentos e experiências entre acadêmicos e advogados”, celebra o diretor da UCS Guaporé, professor Francisco Lúcio Salvagni.
O reitor da UCS, Gelson Leonardo Rech, complementa: “A parceria pioneira, pela qual somos gratos, vem ao encontro da busca de nossa Instituição Comunitária por estabelecer interlocuções com entidades à altura da OAB, que contribuam na formação de excelência dos estudantes e no desenvolvimento regional. Esta proximidade torna-se um diferencial que impulsiona a aderência dos estudantes à tão nobre vocação de defesa da justiça”, considera.
E é a presença física, desde os primeiros anos da graduação, que o presidente da OAB – Subseção de Guaporé, Guilherme Dall’Agnol Pasquali, define como um marco para a entidade, especialmente considerando a forte ligação com a UCS Guaporé. “Essa parceria inédita beneficia tanto os futuros advogados quanto toda a comunidade, pois a valorização da advocacia impulsiona o crescimento de todos os cidadãos”, destaca.
A Sala da Advocacia foi inaugurada na programação comemorativa ao mês do advogado em cerimônia que teve homenagem conduzida pelo presidente da OAB/RS, Leonardo Lamachia, a profissionais da advocacia com trajetórias superiores a 40 anos. A jubilação diplomou Elio Alves da Silveira, Valdemira Crescente Toni, Jorge de Marco e Roberto Ivo Soccol.
Ainda compôs a solenidade a entrega da medalha Leonardo Macedônia, que leva o nome do criador da seccional Guaporé, em 2008, primeiro presidente da entidade. A honraria foi direcionada ao diretor da UCS Guaporé, Francisco Lúcio Salvagni, ex-presidente da seccional nas gestões 2013/2015 e 2016/2018, e Lourenço Presotto, na gestão 2019/2021.