Cidades

Campanário de Flores será reinaugurado em 11 de março

Inauguração das obras do Campanário será no dia 11 de março. Antes da solenidade, haverá uma missa na Igreja Matriz

Campanário Flores da Cunha. Foto Divulgação/Prefeitura Flores da Cunha
Campanário Flores da Cunha. Foto Divulgação/Prefeitura Flores da Cunha


A cerimônia que marca a entrega das obras do projeto de Restauro e Requalificação do Campanário de Flores da Cunha vai ocorrer neste sábado (11) a partir das 20h.
O evento ocorrerá no Largo do Campanário e contará com a presença da equipe de Cultura do Estado, além das autoridades municipais, empresas patrocinadoras e equipe do projeto.
Às 19h, antes do início da solenidade, será realizada uma missa na Igreja Matriz. Após a inauguração, haverá um jantar no Salão Paroquial. O cardápio terá menarosto com codorna, galeto e carne de porco, macarrão, polenta frita, maionese, radicci com bacon, pão, vinho e refrigerante. A sobremesa será sagu com creme e café. Os ingressos podem ser adquiridos na Paróquia Nossa Senhora de Lourdes ou com Renata, pelo telefone (54) 99928-2411.

O evento contará com apresentação do pianista Rodrigo Soltton. O público poderá conferir ainda o show de luzes e toques dos sinos do Campanário, visitar o Memorial e apreciar a exposição Paisagens Históricas, resultado das Oficinas de Educação Patrimonial, realizadas em setembro de 2022. Também haverá distribuição do livro “A História de um Gigante”.
Sobre o projeto de Restauro e Requalificação do Campanário.

Campanário Flores da Cunha. Foto Divulgação/Prefeitura Flores da Cunha

O projeto de Restauro e Requalificação do Campanário de Flores da Cunha foi aprovado em 2021 e é financiado pelo Pró-Cultura RS, da Secretaria da Cultura e Governo do Estado do Rio Grande do Sul, por meio da Lei de Incentivo à Cultura. O processo de restauro engloba ações para correção das lesões do sistema construtivo em pedra, instalação de equipamentos contemporâneos para os sistemas elétricos e de iluminação, automação do relógio e do toque dos sinos, criação do Sistema de Proteção de Descargas Atmosféricas, nova cruz e nova acessibilidade ao pavimento térreo, além de cobertura e tratamento do entorno imediato.

Além das intervenções de conservação e qualificação do Campanário, o projeto também possui uma exposição no térreo, duas Oficinas de Fotografia e a publicação do livro “A História de um Gigante”, com o objetivo de valorizar e fomentar ações de salvaguarda deste material que preserva a forte religiosidade da cultura da imigração italiana no sul do Brasil e é patrimônio cultural de Flores da Cunha. O projeto conta com o patrocínio das empresas Móveis Florense, Hidrover e Mineração Florense. As obras de restauro são promovidas pela Associação de Amigos do Museu Pedro Rossi e contam com apoio da Prefeitura de Flores da Cunha e da Paróquia Nossa Senhora de Lourdes.