Bento Gonçalves

Câmara de Vereadores concede Medalha Mérito Educacional à Irmã Isaura Paviani em Bento Gonçalves

A medalha vem em reconhecimento à vida ativa em prol da educação e especialmente por sua dedicação ao Colégio Nossa Senhora Medianeira

Câmara de Vereadores concede Medalha Mérito Educacional à Irmã Isaura Paviani em Bento Gonçalves

A Câmara de Vereadores de Bento Gonçalves realizou sessão solene na noite de sexta-feira,12, para conceder a Medalha Mérito Educacional Júlio Lorenzoni à educadora Isaura Paviani. Ela é , diretora do Colégio Scalabriniano Nossa Senhora Medianeira e está em sua terceira passagem pela cidade, retornando a pedido de pais de alunos. Natural de Flores da Cunha, ela tem o quase 40 anos de dedicação à escola bento-gonçalvense e pertence Congregação das Irmãs Missionárias de São Carlos Borromeo Scalabrinianas.

 

Irmã Isaura é licenciada em letras pela Universidade de Passo Fundo e pós-graduada em Gestão Colegiada pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná. Durante sua carreira, desempenhou a função de professora, secretária, coordenadora pedagógica e diretora de escolas por vários anos, função esta que até hoje desempenha com liderança e prestígio.

 

 

A indicação para a homenagem é iniciativa do vereador Rafael Fantin (Novo) e teve aprovação unânime dos demais vereadores. “Mais do que um extenso currículo, Isaura exerce liderança e inspira professores e alunos por onde passa. Mesmo que eu não tenha estudado no Colégio Medianeira, não poupei esforços para que meus filhos estejam lá, pois além de minha esposa, muitos dos meus grandes amigos são egressos daquele educandário”, expressou Fantin em seu discurso.

 

A homenageada agradeceu o reconhecimento do trabalho e dividiu o mérito com colegas e comunidade escolar. Falou das dificuldades para exercer o seu trabalho “ as demandas são próprias de de cada época, muito distintas. Eu vivi três grandes mudanças na educação, então a gente vai e volta, mas o essencial como valores e atitudes e habilidades não se perde”. Os desafios continuam enormes como demonstrou o resultado da avaliação PISA 2022, quando o Brasil ficou muito aquém do desejado. “Isto é reflexo da falta de habilidade sócio-emocional. A humanização tem que ser o forte na educação. Não vai ser a tecnologia que vai nos salvar, mas a humanização aliada à tecnologia é que deve nos dar o rumo”, acredita a educadora.

A homenagem contou com a presença da comunidade escolar, familiares e também do Bispo Diocesano, D. Alessandro Rufinoni.