Encerrou no dia 27 de abril o prazo para pagamento do Imposto sobre a Propriedade de Veículo Automotor)PVA 2020 e, de acordo com dados da Receita Estadual, foram pagos R$ 2,4 bilhões de uma arrecadação que era prevista de R$ 3 bilhões. Conforme informações do estado, metade é repassada de maneira automática às prefeituras do RS diante dos municípios de emplacamento.
Até o dia 3 de maio, a inadimplência contabilizada somou mais de 20% dos valores previstos na arrecadação. Segundo o subsecretário da Receita Estadual, Ricardo Neves Pereira, apesar da crise gerada pela Covid-19 a inadimplência não se elevou se comparada com anos anteriores.
“Na comparação dos últimos três anos, com a finalização do calendário de pagamento do IPVA em abril, observa-se que a inadimplência se manteve nos mesmos patamares, cerca de 20%”, destacou.
Atraso
Como ocorre todos os anos, o contribuinte inadimplente, além de perder os descontos de Bom Motorista e Bom Cidadão, terá multa de 0,334% ao dia sobre o valor do imposto não pago, até o limite de 20%. E após 60 dias de atraso, ocorre a inscrição em dívida ativa, quando há o acréscimo de mais 5% sobre o valor do tributo que não foi pago.
Pagamento após o vencimento
O pagamento de IPVA, mesmo vencido, pode ser realizado nos mesmos bancos anunciados anteriormente. Neste período de medidas de prevenção e de distanciamento social em razão do coronavírus, a Receita Estadual reforça a opção de pagamento nos aplicativos e home banking do Banrisul, Bradesco, Santander, Sicredi e Banco do Brasil. Ainda é possível efetuar o pagamento nas agências lotéricas da Caixa.
Para fazer o pagamento basta ter em mãos o Certificado de Registro e Licenciamento do Veículo (CRLV) ou apenas a placa e o Renavam do veículo.
A consulta do valor a ser pago, assim como multas e pendências, pode ser feito no site específico sobre o imposto – www.ipva.rs.gov.br –, ou no aplicativo para dispositivos móveis – IPVA RS.