Comportamento

Brasil celebra Dia Internacional do Enoturismo 2018

Brasil celebra Dia Internacional do Enoturismo 2018

O Dia Europeu do Enoturismo, a partir deste ano, ganha o mundo e se consolida também no Brasil, integrando o calendário oficial com comemorações no segundo domingo de novembro.

A iniciativa é realizada pela Rede Europeia de Cidades do Vinho (Recevin), composta por mais de 800 cidades de 10 diferentes países, e foi costurada no Brasil por meio da Associação Internacional de Enoturismo (Aenotur), presidida pela gaúcha Ivane Fávero, ex-Secretária de Turismo de Bento Gonçalves e e Garibaldi, e apoiada pelo Instituto Brasileiro do Vinho (Ibravin).

Em viagem à Portugal, Ivane conversou com a reportagem da Rádio Serrana FM 106.1 e contou que está no país europeu para realizar palestras e reuniões visando debater o enoturismo, que no Rio Grande do Sul tem ganhando destaque por ser o maior polo vitivinícola do país. Conforme o Ibravin, pelo menos 600 mil turistas circulam anualmente pela região da Serra e Campanha Gaúcha em busca das atrações que o universo da uva e do vinho proporciona.

Em Garibaldi, a data será comemorada domingo (11) com shows, carros antigos e vinícolas. A ação será realizada a partir das 15h nos jardins da Vinícola Peterlongo, no centro da cidade. O evento contará com food trucks e a presença das vinícolas Casa Pedrucci, Cooperativa Vinícola Garibaldi, Domno, Peterlongo e Vitivinícola Santa Bárbara. também contará com a presença de food trucks.

E para deixar o ambiente ainda mais harmonizado, sobe ao palco durante a tarde, a partir das 15h, Eduardo Segabinazzi, às 16h o show é com Lela Rosanelli e, às 17h, a banda Mad Mary fecha as atrações. Em caso de mau tempo, o evento ocorrerá no interior da vinícola.

Durante o bate-papo, Ivane falou que um dos cases de sucesso que ela leva com muito orgulho para a Europa é o Garibaldi Vintage. O evento, que já virou tradição e foi idealizado pela também turismóloga em 2014, já está na sua 10ª edição e movimenta a comunidade garibaldense, além de muitos turistas, que aproveitam para curtir uma noite nostálgica, com a temática das décadas de 20 e 60, no Centro Histórico da cidade, ao longo da rua Buarque de Macedo. O evento acontece nesta sexta-feira, (9), a partir das 19h.