Carlos Barbosa

Bombeiros de Garibaldi alertam sobre riscos de incêndios domésticos no inverno

Bombeiros de Garibaldi alertam sobre riscos de incêndios domésticos no inverno

Com a chegada do inverno e de dias com temperaturas baixas, é natural que a população busque alternativas para espantar o frio. Para trazer maior conforto nos ambientes, existem diversas possibilidades, seja por intermédio de fogões a lenha, lareiras ou aquecedores. Por outro lado, os riscos de incêndios, principalmente nessa época do ano, aumentam consideravelmente.

Segundo informações do comandante dos Bombeiros Voluntários de Garibaldi, Ridan Coser Villa, para evitar esse tipo de ocorrência, é necessário efetuar a manutenção preventiva em todos os equipamentos utilizados. Os fogões, as lareiras e chaminés precisam ser bem instalados e limpos frequentemente para evitar tragédias.

Equipes especializadas alertam também que a fumaça, muitas vezes, é tão mortal quanto as chamas. Nesta semana, uma tragédia vitimou uma família, composta por um casal e uma criança de 2 anos, em Guarulhos, na grande São Paulo. A polícia acredita que a causa da morte foi asfixia por inalação de fumaça, já que foi encontrada no quarto com a família, uma churrasqueira acesa. Ao que tudo indica, os pais da criança ascenderam a churrasqueira no cômodo com o objetivo de espantar o frio.

Já em Garibaldi, nesta terça-feira (9), um princípio de incêndio foi registrado na cobertura de um prédio residencial, localizado na Rua Heitor Mazzini. Segundo informações dos Bombeiros Voluntários da cidade, que atenderam a ocorrência, o incêndio iniciou ao redor da lareira do apartamento. Populares perceberam a presença de fumaça e acionaram a equipe para efetuar o combate às chamas.

O comandante Villa salienta ainda que o uso incorreto de aquecedores elétricos também é muito perigoso. A orientação é para que a população tome cuidado no uso, principalmente daqueles que queimam o oxigênio dos ambientes. Pessoas expostas a lugares com pouca oxigenação podem evoluir a óbito.

Acompanhe a manifestação do comandante da Corporação de Bombeiros Voluntários de Garibaldi, Ridan Coser Villa, clicando abaixo:

Foto: Felipe Vicari/Grupo RSCOM