Moradores dos bairros São Bento e Planalto reclamam da falta d’água que está ocorrendo na região desde o início da semana. Segundo a Companhia Riograndense de Saneamento (Corsan), a interrupção do abastecimento de água foi em decorrência de alterações no curso d’água, motivada pelas obras de revitalização da Via Gastronômica (rua Herny Hugo Dreher) e outros eventos simultâneos que acabaram prejudicando a vazão e pressão da água.
De acordo com Marciano Dal Pizzol, gestor da Corsan, em Bento Gonçalves, mudanças no curso de água foram necessárias devido a obras de revitalização da Via Gastronômica, foi necessário alterar o curso. “Esse novo curso, de fato tem uma pressão mais baixa. Contudo, mesmo com uma pressão mais baixa, ela atende os padrões mínimos estabelecidos, ou seja, dentro da normativa da Agergs”, explicou.
A Agência Estadual de Regulação dos Serviços Públicos Delegados do Rio Grande do Sul (Agergs) especifica que é necessário atender o usuário com pelo 1 quilo de pressão, como mínimo, sendo que o máximo pode chegar a 4 quilos. “Normalmente, essas mudanças de curso de água, quando a gente faz, buscamos sempre baixar a pressão para que ocorram menos vazamentos e menos problemas na rede, porém, como é uma situação nova acabou demorando mais que o normal para ser ajustada”, conta Dal Pizzol.
O gerente também explicou que, nos últimos dois dias, ocorreram vários testes, na rede de abastecimento dessa região, e foi encontrado um vazamento, de grande monta, que acabava afetando também a pressão da água. Segundo ele, o problema foi sanado e realizado também um ajuste nas pressões que levam a água para esses bairros.
Até a manhã de quarta-feira (01), estava tudo certo, porém, na noite do mesmo dia, foi identificado um outro problema, dessa vez no reservatório da Corsan na região, afirmou Dal Pizzol. “O que acontece? Quando o reservatório está com baixo nível as vazões que a gente tinha regulado, automaticamente, se desregulam para baixo e acaba por ocorrer a falta d’água. infelizmente aconteceram esses eventos, praticamente, de forma simultânea tanto a mudança do curso, quanto o vazamento mais o problema do nível no reservatório”, lamentou.
O gerente garantiu que equipes da Corsan estão na busca de soluções para resolver o problema, que está ocasionando a falta de água na região, e prometeu que a água retorne, normalmente, até esta sexta-feira (03).