Cidades

Atrativos religiosos da Rota dos Capitéis ganham vitrine na 47ª Expointer

Exposto no estande do Consulado Geral da Itália, projeto promove um intercâmbio comercial bilateral entre Brasil e Itália

Fotos: Exata Comunicação / Bárbara Salvatti
Fotos: Exata Comunicação / Bárbara Salvatti

A Rota dos Capitéis – Caminhos da Imigração e da Fé está presente na 47ª Expointer, que segue até 1º de setembro, em Esteio. O projeto, exposto em um estande exclusivo do Consulado Geral da Itália em Porto Alegre, visa promover o intercâmbio comercial bilateral entre a Itália e o Brasil, reunindo seis empresas italianas.

Durante a feira, representantes dos 10 municípios participantes – Bento Gonçalves, Boa Vista do Sul, Carlos Barbosa, Coronel Pilar, Farroupilha, Garibaldi, Imigrante, Monte Belo do Sul, Pinto Bandeira e Santa Tereza – estarão no estande para fornecer informações sobre o roteiro turístico, utilizando vídeos e materiais impressos.

O projeto tem como objetivo valorizar e preservar igrejas, capelas, grutas e capitéis, alguns dos quais datam de mais de um século. Ele faz parte das celebrações dos 150 anos da imigração italiana no Rio Grande do Sul, programadas para 2025.

A Rota dos Capitéis abrange 330 quilômetros, passando por todas as cidades envolvidas, além de 33 rotas circulares totalizando 866 quilômetros. O roteiro conta com 468 construções religiosas mapeadas, incluindo 252 capitéis, 175 capelas, 23 grutas, 16 igrejas e duas ermidas. Estas estruturas receberão sinalização indicativa e informações culturais. Os visitantes poderão percorrer o trajeto de carro, bicicleta ou a pé. O desenvolvimento do percurso está sendo conduzido pela empresa NOMAS e deverá estar completo até o início de 2025.

A Rota dos Capitéis – Caminhos da Imigração e da Fé é coordenada pelo Centro da Indústria, Comércio e Serviços de Bento Gonçalves (CIC-BG), em colaboração com os 10 municípios, e conta com o patrocínio do Banrisul, Rio Grande Seguros e Previdência, Sebrae e Sicredi.