Os prefeitos da Região da Encosta Superior do Nordeste reunidos sob o guarda-chuva regional da Amesne estarão reunidos presencialmente pela primeira vez depois de mais de um ano, nesta quinta-feira. O encontro ocorre em Nova Prata e colhe o ensejo da abertura da ExpoPrata. A reunião terá ligar no CTG Querência do Prata.
As principais pautas, conforme adiantou à reportagem do Leouve o presidente da entidade, prefeito de Farroupilha, Fabiano Feltrin, são a necessidade de renovação de contrato ou de contratação de nova empresa para o abastecimento de água e saneamento básico. “Teremos a assessoria jurídica dirimindo dúvidas dos prefeitos, que ão os responsáveis pelo abastecimento de água tratada e pelo saneamento de esgoto. Todos sabem que a Corsan deixa muito a desejar e não compre os contratos, mas ao mesmo tempo não temos encontrado empresas no RS para suprir estes serviços”. O novo mrcodo saneamento foi aprovado em 2020 e prevê que os contratos deverão se comprometer com metas de universalização a serem cumpridas até o fim de 2033: cobertura de 99% para o fornecimento de água potável e de 90% para coleta e tratamento de esgoto.
Outro tema que consta da pauta do encontro é o do combate à Covid. Aqui os prefeitos devem referendar o que foi deliberado em reunião virtual realizada no dia 03 deste mês quando foram apresentadas sugestões de mudanças nos protocolos da região e até a possível exclusão da cobrança de distanciamento com liberação de pista de dança e nos estádios de futebol. Além destas a normalização dos horários em escolas e o retorno do período de intervalo.
Segundo Feltrin, os prefeitos não desconhecem o risco de uma nova onda – menor do que as anteriores – de infectados com as aglomerações do verão, especialmente as festas de final de ano e o período de veraneio.