Comportamento

Amafa recebe cordão para identificar portadores de autismo, em Farroupilha

O cordão foi entregue para todos os usuários da Amafa

Foto: Adriano Padilha/Grupo RSCOM
Foto: Adriano Padilha/Grupo RSCOM

Na tarde desta terça-feira (13), a Associação de Pais e Amigos do Autista de Farroupilha – Amafa receberam a visita do Diretor/Coordenador da  Fundação de Articulação e Desenvolvimento de Políticas Públicas para PcD e PcAH – FADERS Marquinho Lang e Diretor Administrativo Romário Cruz, bem como também a ex-Deputada Estadual Francis Somensi, em que entregaram a todos os alunos e usuários, o cordão de identificação da pessoa com Transtorno do Espectro Autista, em celebração dos 50 anos da FADERS.

A diretora da Amafa de Farroupilha Aline da Rosa comentou sobre a importância desse evento realizado:

“Hoje é um dia muito importante para nós aqui da Amafa, em que foi entregue o cordão de identificação em que toda a pessoa que tiver esse cordão no pescoço, quer dizer que ela tem Transtorno do Espectro Autista. Hoje quando você olha uma pessoa e não consegue identificar se ela tem Autismo, se tiver o cordão quer dizer que ela tem. Então todas as pessoas que são atendidas pela Amafa irão receber esse cordão, esse momento é histórico e maravilhoso, em que estamos muito felizes” comenta.

A Amafa também está otimista em que até dezembro de 2023, tenha auxiliado na confecção da CIPTEA – Carteira de Identificação da Pessoa com TEA, de todos os alunos e usuários que frequentam a entidade, inclusive alunos que irão frequentar o turno da manhã.

O Diretor da FADERS Marquinho Lang explicou o porque desta ação estar sendo realizada para as pessoas que possuem autismo:

“O cordão ele é num modelo comemorativo dos 50 anos da FADERS, em que é um cordão de identificação e junto com a Carteira de identificação, nós podemos evitar em que muitas vezes as família tenham que estar com um monte de papel em baixo do braço pra provar que seu filho é autista, então muitas vezes tem mandar um laudo ou alguma situação similar e o cordão com a identificação da Ciptea, faz com que as pessoas possam ter acesso mais facilitado no dia-a-dia” frisa.

Tanto a CIPTEA como o cordão de identificação, são instrumentos que visam garantir a atenção integral, o pronto atendimento e a prioridade no atendimento e no acesso aos serviços públicos e privados, em especial nas áreas de saúde, educação e assistência social.

Quando estava como Deputada Estadual, Francis Somensi encaminhou uma verba de R$50 mil para a Amafa e R$50 mil para a APAE, sobre esse assunto, ela comenta o sentimento de ter conseguido esse recurso destinado especificamente para essas associações:

“Eu digo de que a sensação é de dever cumprido, enquanto estivemos como Deputada nos últimos quatro anos, nós trouxemos pra Farroupilha milhões de reais e isso é simplesmente devolver pra populção, aquilo que é dela. Por isso que é importante ter representantes nossos, daqui lá na Assembleia, porque o que a APAE e Amafa estarão recebendo nos próximos dias vem do nosso trabalho, proporcionado pela população em que nos colocaram como Deputado e nós tínhamos a obrigação de devolver isso para o nosso município” finaliza.

Foto: Adriano Padilha/Grupo RSCOM
Foto: Adriano Padilha/Grupo RSCOM