Bento Gonçalves

Aberta votação da Associação Brasileira de Enologia para Enólogo do Ano 2024

Associados podem participar da escolha até o dia 16 de outubro. Nome será conhecido dia 25 de outubro, durante jantar no Centro Empresarial de Bento Gonçalves

Aberta votação da Associação Brasileira de Enologia para Enólogo do Ano 2024
Foto: Jeferson Soldi/Divulgação

A Associação Brasileira de Enologia (ABE) abriu, na terça-feira (17), a votação para o título de Enólogo do Ano 2024. O profissional escolhido será revelado no dia 25 de outubro, durante um jantar comemorativo ao Dia do Enólogo e aos 48 anos da entidade, que acontecerá no Centro Empresarial de Bento Gonçalves. Os associados podem votar até 16 de outubro por meio do link aqui, onde também estão disponíveis as regras da eleição.

A eleição, que ocorre desde 2004, é restrita aos membros da associação, que indicam colegas cuja trajetória e contribuições ao setor sejam reconhecidas como exemplares. O título de Enólogo do Ano busca valorizar o profissional que se destacou não apenas pela qualificação dos vinhos, mas também pela disseminação de conhecimento dentro da viticultura.

“A missão da ABE prioritariamente é promover e valorizar o enólogo, através de atividades técnicas capazes de gerar aprimoramento e ao mesmo tempo divulgação da profissão. Nosso calendário anual contempla tudo isso com a realização de palestras, cursos, missões técnicas, degustações temáticas e eventos de grande porte. Mas é com o Enólogo do Ano que destacamos quem tem o merecimento de ser reconhecido pelos próprios colegas de profissão”, destaca o presidente da ABE, enólogo Ricardo Morari.

Vinte enólogos integram a galeria dos homenageados. O Enólogo do Ano 2024 será premiado com uma viagem para participar de um concurso internacional de vinhos. A escolha acontece em três etapas. Na primeira, cada associado pode indicar um nome, seguindo critérios como ter formação em Enologia e Viticultura, trabalhar em prol do profissional de Enologia, ter no mínimo cinco anos de experiência na atividade, estar exercendo a atividade, ter atuação setorial, desempenhar suas funções com inovação tecnológica, ser associado da ABE no mínimo há 3 anos e estar em dia com a Tesouraria.

Na segunda etapa, os três mais votados na primeira, são pontuados pela vida profissional, considerando experiências, formação e reconhecimento perante seus pares. Por fim, na terceira etapa, um comitê formado pelos que já foram homenageados, avalia cada um dos nomes atribuindo a cada um uma nova pontuação. A decisão se completa, levando em conta aspectos como carisma, experiência, formação, participação e reconhecido desempenho na atividade.

HOMENAGEADOS

Enólogo do Ano 2004 – Antônio Czarnobay

Enólogo do Ano 2005 – Gilberto Pedrucci

Enólogo do Ano 2006 – Firmino Splendor

Enólogo do Ano 2007 – Adriano Miolo

Enólogo do Ano 2008 – Ismar Pasini

Enólogo do Ano 2009 – Nauro José Morbini

Enólogo do Ano 2010 – Lucindo Copat

Enólogo do Ano 2011 – Daniel Dalla Valle

Enólogo do Ano 2012 – Dirceu Scottá

Enólogo do Ano 2013 – Juliano Daniel Perin

Enólogo do Ano 2014 – Delto Garibaldi

Enólogo do Ano 2015 – Christian Bernardi

Enólogo do Ano 2016 – Flávio Angelo Zílio

Enólogo do Ano 2017 – Carlos Abarzúa

Enólogo do Ano 2018 – Cedenir Fortunatti

Enólogo do Ano 2019 – Leandro Santini

Enólogo do Ano 2020 – Edegar Scortegagna

Enólogo do Ano 2021 – Alejandro Cardozo

Enólogo do Ano 2022 – Bruno Motter

Enólogo do Ano 2023 – Vanessa Stefani