Comportamento

60% das pessoas pretendem realizar compras para este dia das mães no RS, aponta pesquisa da Fecomércio

Estudo foi realizado com 633 pessoas divididas entre as cidades consideradas macros do estado.

(foto: divulgação)
(foto: divulgação)

Em pesquisa realizada pela Fecomércio-RS (Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Rio Grande do Sul) com 633 pessoas nas cidades consideradas macros no estado como Santa Maria, Porto Alegre, Caxias do Sul e Pelotas, concluiu-se que mesmo em meio a situação de crise, 60% dos participantes vão efetuar compras para o dia das mães deste ano de 2020, que acontece no próximo domingo.

Apesar do número ser expressivo, a pesquisa comprova os impactos e mudanças no perfil de consumo provocadas pela pandemia do Coronavírus.

Um total de 46% dos entrevistados afirmam que pretendem realizar as compras em lojas de bairro ou mesmo pela internet, o que de certa forma reflete a atual realidade de deslocamento mínimo em função do Covid-19 e do período de isolamento social.

Já 36% dos participantes afirmam que pretendem realizar compras em lojas centrais enquanto que apenas 12% pretendem efetuar compras em shoppings.

A pesquisa também verificou em média quanto as pessoas pretendem gastar nas compras neste período e concluiu que 40% pretende gastar o mesmo valor que foi gasto no ano passado, também no dia das mães na época.

Uma quantia de 7,7% afirmam que o valor gasto será até maior do que no ano passado enquanto que a maioria, 53,4% relatou que os gastos serão menores ou muito menores neste ano.

Dentre os principais motivos alegados por quem vai gastar menos ou mesmo vai deixar de consumir, 25% disseram estar relacionado a pandemia, 13% devido a motivos de economia e 10% por não poder sair de casa e 13% afirmaram estar desempregados(as) ou sem dinheiro.

O dia das mães que geralmente movimenta a economia de uma série de restaurantes e outros estabelecimentos, neste ano será desfrutado de forma diferente.

Em relação a as comemorações, 40% do publico afirma que irá realizar algum tipo de evento, mas em suas casas. O presidente do Sindilojas Regional de Bento Gonçalves, Daniel Amadio, comentou sobre a mudança nos perfis de consumo nesta que é sem dúvidas uma das datas mais fortes para o comércio:

“Tudo isso nos mostra uma nova realidade, datas comemorativas não serão parametro a partir de agora e devemos riscar essas datas comemorativas da estatística de comparação devido a este cenário totalmente novo e afetado por esta situação”, afirmou.