Os 100 anos do Tacchini, hospital de referência para toda a região, estão sendo comemorados neste ano. Na noite de quarta-feira (14), os 35 presidentes do Conselho de Administração que se revezaram ao longo da trajetória da instituição tiveram o trabalho reconhecido com uma recepção no mall do novo Hospital do Tacchimed.
Familiares (foto ao lado) de ex-presidentes já falecidos se deslocaram de cidades distantes para receber a homenagem. À medida que a placa comemorativa era entregue, o protocolo mencionava algumas das ações que marcaram cada gestão.
O bisneto do primeiro presidente, Luiz Alegretti, se manifestou em nome dos homenageados. Trata-se do médico que atua no Tacchini, Alexandre Paggi (foto abaixo). Além dele, o diretor do Tacchini há 15 anos, Hilton Mancio, se manifestou e comparou o engajamento dos presidentes do Conselho aos de atletas de uma corrida de revezamento, cada um passando o bastão ao próximo, sem deixar cair. Ele destacou ainda o engajamento da sociedade para que o Hospital continue sólido, em expansão e como uma referência na área da saúde.
“No momento em que estamos prestes a completar 100 anos, entendemos que revisitar nosso passado e reconhecer aqueles que ajudaram nossa instituição a chegar até aqui é a melhor forma de iniciar uma caminhada firme rumo ao futuro”, descreveu o atual presidente do Conselho de Administração do Tacchini Saúde, Antônio Massignan.
Visita ao memorial
Antes do início da cerimônia, alguns dos presidentes se reuniram junto ao memorial do Dr. Bartholomeu Tacchini, patrono da instituição, para prestar uma homenagem especial ao médico italiano, cuja visão foi fundamental para a fundação do hospital.
O túmulo está localizado ao lado da histórica escadaria que dá acesso ao prédio construído em 1927, um marco na trajetória do Tacchini Saúde.