Comportamento

Com dívida de R$ 10 milhões, Daer explica paralisação em obras da ERS-122

Obras em Forqueta estão paradas desde dezembro do ano passado. (Foto: Arquivo/GrupoRSCOM)
Obras em Forqueta estão paradas desde dezembro do ano passado. (Foto: Arquivo/GrupoRSCOM)

O Departamento Estadual de Estradas de Rodagem (Daer) pretende retomar as obras no novo trevo de acesso ao bairro Forqueta, em Caxias do Sul, e realizar uma operação tapa-buracos no Km 62, em Farroupilha nos próximos dias.

A informação é do Diretor de Infraestrutura Rodoviária, Luciano Faustino Silva. Conforme Silva, a autarquia aguarda apenas a liberação de recursos junto à Secretaria da Fazenda do Estado para o pagamento da segunda parcela de uma dívida com a empresa fornecedora de asfalto.

O diretor confirmou para a reportagem do Portal Leouve, que a autarquia possui uma pendência de R$ 10 milhões com a empresa. A Fazenda já pagou metade desta dívida e, com a quitação da folha de janeiro do funcionalismo público nesta quinta-feira (14), o governo dará início ao pagamento dos fornecedores.

Com isso, ele acredita que nos próximos dias haja a liberação de novas cargas do insumo que serão aplicadas primeiramente nas obras da Serra.

“Sabemos dos problemas que a paralisação das obras estão causando aos moradores e aos motoristas que transitam pela ERS-122, que é a principal via da Serra Gaúcha. Eu posso garantir que assim que tivermos o material liberado, a construtora responsável pelo trecho retomará as obras no acesso a Forqueta e fará uma operação tapa-buraco na entrada da cidade”, diz.

Ainda segundo o diretor, as obras em frente a sede do Comando Rodoviário da Brigada Militar de Farroupilha já estão 60% concluídas e que a parte final que é a colocação do asfalto é a mais rápida a ser feita.

O Daer confirma que a paralisação das obras foi em decorrência da dívida junto a empresa fornecedora, eles atribuem o atraso aos sucessivos aumentos no preço do asfalto praticados pela Petrobras.

O diretor esteve reunido nesta semana com os Deputados Estaduais Fran Somensi de Farroupilha e Neri, o Carteiro, de Caxias do Sul. Os dois parlamentares entregaram um documento apresentando as reivindicações da região.

Entre elas, além das obras em Forqueta e no acesso de Farroupilha, estão a conclusão do trevo de acesso à Fazenda Souza, a recuperação da VRS-813, entre Farroupilha e Garibaldi e a recuperação de trecho não pavimentado na RS-020 entre São José dos Ausentes e Cambará do Sul. O Deputado caxiense ainda cobrou da autarquia um reforço da roçada e da sinalização da ERS-122, já visando a Festa Nacional da Uva, que começa no próximo dia 22.