Aproveite sua tarde, porque a sua manhã é toda do governo

Comemoremos, nós brasileiros atingimos no mês de abril mais um recorde histórico. A Receita Federal informou que a arrecadação de…

Colunista
Mestre em Economia, Engenheiro Mecânico e Assessor de Investimentos da X10 Investimentos. Contato: [email protected] - @leobpiveta - (espaço de coluna cedido à opinião do autor)
11:13 - 22/05/2024

Compartilhar:

Facebook Twitter Whatsapp

Comemoremos, nós brasileiros atingimos no mês de abril mais um recorde histórico. A Receita Federal informou que a arrecadação de abril somou R$228,87 bilhões. O dado representa uma alta real de 8,28% em relação ao mesmo mês do ano passado e um aumento comparado a março quando chegou a R$190,61 bilhões. É o quinto mês consecutivo com a maior arrecadação de impostos para o período.

Alguns especialistas comemoram, pois o governo realmente tem se esforçado muito para ajustar as contas e conseguido executar movimentos para aumentar a sua arrecadação de tributos a fim de aumentar suas receitas.

Se por um lado, dizem que precisamos entender como isso é bom. Por outro lado, alguns questionam em que medida esse aumento esplêndido das receitas do governo é saudável para a economia e para o aumento da qualidade de vida do brasileiro.

Pois bem, parte da população considera que o governo vem esticando a corda cada vez mais e, por isso, fica receosa ao projetar os impactos de longo prazo tanto no crescimento econômico quanto na qualidade de vida.

Os questionamentos sobre até quando o governo pode aumentar os impostos para financiar os seus gastos são recorrentes nas conversas entre todas classes, desde empresários até empregados. Ambos não parecem confortáveis em pagar quase cinquenta por cento de carga tributária. Em outras palavras, no Brasil basicamente trabalha-se metade do ano para pagar tributos sem que de fato tenhamos o retorno com a entrega de serviços básicos como segurança, ensino e estrutura hospitalar.

A situação fiscal do país é complexa e sua solução demanda sabedoria e discernimento, mas vale o registro deste quinto mês seguido de recorde na arrecadação de impostos do governo federal para que lá no final do ano possamos invalidar as desculpas de que faltou dinheiro para pagar as contas. Caro leitor, aproveite sua tarde, porque a sua manhã é toda do governo.

Compartilhe nas suas redes

Facebook Twitter Whatsapp