

Num espaço de cinco anos, do primeiro “Meu Malvado Favorito” (2010) ao spin-off “Minions” (2015), as criaturinhas amarelas se tornaram tão populares quanto “Shrek”, a turma de “A Era do Gelo”, os bonecos falantes de “Toy Story” e os animais de “Madagascar”. Bilheterias: briga de gente grande Juntas, as cinco franquias formam o top 5 dos universos animados que mais geraram bilheteria na história do cinema.
Afinal, qual é mesmo a fórmula mágica dos Minions? O magnetismo dos bichinhos amarelos fez “Minions” amealhar US$ 1,159 bilhão. No ranking das animações de maior bilheteria da história, o longa só perde para “Frozen – Uma Aventura Congelante” (2013), com US$ 1,287 bilhão. A grande estratégia da franquia “Meu Malvado Favorito” é investir em histórias acessíveis para toda a família. Falando, parece fácil. A maioria das sagas (ou os tais universos) visualiza um público-alvo verdadeiramente amplo, como o revival de “Star Wars” e os heróis da Marvel. Mas Gru, o ex-supervilão (e agora super-herói), e o exército de Minions conseguem combinar muito bem dois sentimentos diversos, apontados para públicos distintos: a ironia autoconsciente do protagonista e a fofura pateta, ingênua e debochada dos amarelinhos.
De certa maneira, Gru é o Shrek da espionagem internacional, em que heróis e vilões extravagantes tentam salvar ou destruir o planeta: ele é feio, rabugento, mas no fundo tem um bom coração, tal qual o ogro solitário. Gru, para todos os efeitos, era um criminoso internacional. Até que adotou três órfãs e foi assimilado por uma agência de combate a vilões. Em “Meu Malvado Favorito 3”, ele enfrenta Bratt, um criminoso nostálgico (foi astro infantil nos anos 1980), e conhece Dru, seu irmão gêmeo.
Sinopse: Nos anos 1980, Balthazar Bratt fazia muito sucesso através de sua série de TV, onde interpretava um vilão chamado EvilBratt. Entretanto, o tempo passou, ele cresceu, a voz mudou e a fama se foi. Com a série cancelada, Balthazar tornou-se uma pessoa vingativa que, nas décadas seguintes, planejou seu retorno triunfal como vingança. Gru e Lucy são chamados para enfrentá-lo logo em sua reaparição, mas acabam sendo demitidos por não terem conseguido capturá-lo. Gru então descobre que possui um irmão gêmeo, Dru, e parte com a família para encontrá-lo no país em que vive.
Fonte: Metrópole / Foto: Divulgação