Volta da chuva e queda nas temperaturas marcam previsão para os próximos dias no Rio Grande do Sul

Acumulados de chuva devem ser superiores a 30 mm na maior parte do estado durante a próxima semana

Publicado por
14:50 - 21/06/2024

Compartilhar:

Facebook Twitter Whatsapp
Volta da chuva e queda nas temperaturas marcam previsão para os próximos dias no Rio Grande do Sul

Imagem Ilustrativa

O Boletim Integrado Agrometeorológico 25/2024, elaborado pela Secretaria da Agricultura, Pecuária, Produção Sustentável e Irrigação (Seapi), em parceria com a Emater/RS-Ascar e o Irga, prevê a volta das chuvas e a queda nas temperaturas no Rio Grande do Sul nos próximos dias. A previsão é de acumulados de chuva superiores a 30 mm na maior parte do estado durante a próxima semana.

Os principais volumes de chuva devem se concentrar na faixa que vai do litoral central ao noroeste do estado. Nessas regiões, espera-se que os acumulados cheguem a 100 mm no centro do estado e nos Campos de Cima da Serra, enquanto nas demais áreas dessa faixa os volumes podem atingir até 50 mm. Em contraste, na Fronteira Oeste, Campanha, extremo norte e extremo sul, os acumulados serão menores, variando entre 10 e 30 mm. Na Serra do Sudeste e no sul da Laguna dos Patos, são esperados volumes de até 50 mm.

No sábado (22/6), um ciclone extratropical se formará entre o Paraguai e o Uruguai, deslocando-se em direção ao Oceano Atlântico. Esse fenômeno trará instabilidade ao tempo, resultando em precipitações fracas e isoladas na Região Sul e na Fronteira Oeste, com um aumento gradativo das temperaturas no estado.

No domingo (23/6), o Jato de Baixos Níveis (JBN), responsável pelas chuvas na Serra Gaúcha e no Planalto na sexta-feira, volta a atuar sobre o estado, causando precipitações leves na maior parte do Rio Grande do Sul, com volumes mais significativos na Região da Campanha. Essa condição favorecerá a passagem de uma frente fria vinda da Argentina entre a noite de domingo e a madrugada de segunda-feira (24/6).

A previsão para o início da próxima semana é de queda nas temperaturas e tempo estável. Na segunda-feira (24/6), a chegada de um anticiclone após a frente fria trará estabilidade ao tempo e uma diminuição gradual nas temperaturas.

Na terça-feira (25/6), esse padrão de queda nas temperaturas será mais acentuado, com possibilidade de geada nas regiões Sul, Fronteira Oeste, Campanha e Serra. Na quarta-feira (26/6), o tempo permanecerá estável e as temperaturas mais amenas devido ao deslocamento do anticiclone em direção ao Oceano Atlântico.

 

Crédito: Seapi

Compartilhe nas suas redes

Facebook Twitter Whatsapp