Viveiristas da videira serão capacitados pela Embrapa em Bento Gonçalves

A programação contempla palestras com pesquisadores da Embrapa e especialistas convidados

viveiras
Embrapa/divulgação

Os viveiristas, atores de suma importância na cadeia da uva e do vinho, terão uma oportunidade importante nos dias 23 e 24 de abril, quando ocorrerá o 4º Encontro para Capacitação de Viveiristas de Videira, na sede da Embrapa Uva e Vinho, em Bento Gonçalves (RS). A ação visa fortalecer a qualificação técnica dos profissionais envolvidos na produção e comercialização de mudas de videira. As inscrições já estão abertas e podem ser realizadas pela plataforma Sympla (https://www.sympla.com.br).

A programação contempla palestras com pesquisadores da Embrapa e especialistas convidados, abordando temas como: pragas e doenças na qualidade de mudas, legislação e fiscalização no comércio de mudas e obtenção e oferta de materiais básicos de cultivares de videira aos viveiristas.

O evento é voltado a viveiristas, técnicos da assistência e extensão rural, representantes de instituições de pesquisa e profissionais da cadeia produtiva da viticultura, oferecendo uma oportunidade de atualização técnica e troca de experiênciasTambém, aspectos mercadológicos como as tendências de mercado para cultivares industriais e as percepções do setor sobre a produção e a comercialização de mudas serão abordados.

Também haverá uma apresentação do Programa Apassul de Mudas de Qualidade, conduzida por Daniel Grohs (Embrapa Uva e Vinho) e Elisangela Sordi (Apassul).

,

“Garantir que as mudas de videira tenham qualidade e origem rastreável passa a ser uma realidade no Brasil a partir deste Programa. Os viticultores terão acesso a mudas classificadas com base em inspeções técnicas e análises laboratoriais, e não mais apenas pela palavra do viveirista”

antecipa Grohs que, desde 2013, lidera ações na melhoria da qualidade das mudas de videira na empresa de pesquisa e agora apoia a Apassul na implementação deste novo programa.

Fazem parte do programa oito viveiristas do Rio Grande do Sul e três de Santa Catarina.

“Os participantes vão conhecer todo o trabalho que vem sendo realizado. A nossa expectativa é que o setor produtivo reconheça o esforço que vem sendo feito e contribua na ampliação deste programa”,

pontua Grohs.

Serviço

O que: 4º Encontro para Capacitação de Viveiristas de Videira

Data: 23 e 24 de abril de 2025

Local: Auditório da Embrapa Uva e Vinho, Rua Livramento, 515, Bento Gonçalves – RS

Investimento: R$ 100,00 (público geral) e R$ 50,00 (viveiristas associados Apassul ou licenciados Embrapa). Neste valor estão inclusos o almoço no dia 23/04, lanches nos intervalos e certificado de participação.

Inscrições: na plataforma Sympla: Público geral – https://bit.ly/2504publicogeral e Associados Apassul ou Licenciados Embrapa: https://bit.ly/2504associados.

Informações: [email protected] ou telefone (54)3455.8087.


Programa

23/04

08h00 – Inscrições e Credenciamento

08h15 – Abertura – Chefia da Embrapa Uva e Vinho

08h30 – Pragas em videira e a qualidade de mudas – Marcos Botton/Embrapa Uva e Vinho

09h15 – Legislação e fiscalização do comércio de mudas de videiras -Rafael Friedrich de Lima/Seapi

10h00 – Intervalo

10h15 – Checagem viral e limpeza clonal para qualidade de mudas – Thor Vinicius Martins Fajardo/Embrapa Uva e Vinho

11h00 – Programa de seleção de clones viníferos BRS -Leo Duc Haa Carson/Embrapa Uva e Vinho

11h45 – Almoço

13h00 – Aspectos técnicos das cultivares lançadas pelo Programa de Melhoramento “Uvas do Brasil” – Patrícia Ritschel/Embrapa Uva e Vinho

13h45 – Doenças de tronco em videira e a qualidade de mudas -Marcus Almança/IFRS – Campus Bento Gonçalves

14h30 – Oferta pública de materiais básicos das cultivares protegidas e de domínio público de videira – Nelson Pires Feldberg/Embrapa Clima Temperado

15h15 – Intervalo

15h30 – Mapeamento e tendências de mercado para cultivares de uva para indústria – Eduardo Piaia/Consevitis

16h15 – Pesquisa, produção, comercialização e plantio de mudas de videira – percepção dos técnicos e produtores ao Consevitis -Luciano Rebellatto/Consevitis

17h00 – Coquetel

Dia 24/04/2025

08h15 – Fisiologia da videira e a qualidade de mudas – Henrique Pessoa dos Santos/Embrapa Uva e Vinho

09h30 – O registro de cultivares no sistema Nacional de Sementes e Mudas- Leidiane Aparecida Ferreira Queiroz/MAPA

09h45 – Intervalo

10h00 – Programa Apassul de mudas de qualidade – Daniel Grohs/Embrapa Uva e Vinho e Elisangela Sordi/Apassul

11h45 – Encerramento