Vinhos gaúchos têm destaque na maior exposição do mundo, na Itália

O estande foi inaugurado na Vinitaly, contando com a presença de nove vinícolas

Publicado por
13:16 - 14/04/2024

Compartilhar:

Facebook Twitter Whatsapp

A Piazza dei Signori em Verona, palco do Vinitaly and the City (Foto: divulgação /vinitalyandthecity.com)

No encanto da cidade de Verona, em 2024, os aficionados por vinho terão um motivo adicional para visitar essa pérola italiana. Concomitantemente à renomada feira internacional Vinitaly, Verona sedia o prestigioso evento “Vinitaly and the City”, que promete encantar os paladares e os corações dos apreciadores da bebida. Visando aprofundar as relações culturais e de negócios com Itália e Alemanha, o Rio Grande do Sul está presente na maior exposição de vinhos do mundo, com comitiva liderada pelo governador Eduardo Leite.

A missão oficial do governo gaúcho na Itália e na Alemanha iniciou neste domingo (14). A primeira atividade da comitiva, formada por secretários de Estado, foi a inauguração do estande do Rio Grande do Sul na Vinitaly, em Verona, na Itália. O desenlace da fita do espaço foi feito por Leite, que celebrou a presença das vinícolas gaúchas no evento.

“A gente está colocando a produção gaúcha em evidência a partir do estande, e a feira também é uma oportunidade para buscarmos referências. O que observarmos aqui servirá como inspiração para que possamos fazer eventos que consolidem a marca do vinho gaúcho e, assim, ajudar no desenvolvimento do Estado. Ao ampliamos o espaço do Rio Grande do Sul na feira, a gente vai ganhando relevância para termos uma presença ainda mais forte ao longo das próximas edições”, afirmou.

(Foto: Mauricio Tonetto / Secom)

O estande do governo na Vinitaly está sob a responsabilidade das secretarias de Desenvolvimento Econômico, Turismo e Agricultura, Pecuária e Irrigação. Nesse espaço, dedicado à promoção do setor vitivinícola e do enoturismo, nove renomadas vinícolas gaúchas irão apresentar seus prestigiados rótulos. O Rio Grande do Sul assume atualmente o posto de maior produtor nacional de uva, sucos de uva, vinhos e espumantes. No ano de 2023, o Estado deteve impressionantes números, sendo responsável por 90% da produção nacional de vinhos e sucos de uva, 85% da produção de espumantes e mais da metade da produção total de uva no Brasil.

Anteriormente, o governador e parte de sua comitiva se reuniram com o presidente do Grupo Veronafiere, Federico Bricolo, responsável pela organização da feira. Vale ressaltar que a Veronafiere também está à frente da Wine South America, evento de grande relevância para o setor sediado em Bento Gonçalves.

Compartilhe nas suas redes

Facebook Twitter Whatsapp