A quinta edição do Vieni Vivere la Vita Festival, realizada entre os dias 15 e 17 de novembro, reuniu cerca de 18 mil visitantes em Monte Belo do Sul, praticamente triplicando o público em relação à edição anterior, de 2022. O evento, que celebra a enogastronomia e a vida interiorana, trouxe um novo marco para o município, cuja população é de aproximadamente 2,5 mil habitantes.
O festival retornou após o cancelamento de 2023 devido ao mau tempo, beneficiado este ano por três dias de clima favorável. Na Praça Padre José Ferlin, 28 expositores apresentaram produtos típicos, como vinhos, flores, artesanato e pratos da culinária regional, criando uma atmosfera que remete à vida comunitária.
Público e atrações
Visitantes de diferentes cidades destacaram o charme e a hospitalidade do município. Para Madeline Juber, de Caxias do Sul, o evento é um resgate das tradições comunitárias.
“Mesmo que a gente não seja de Monte Belo do Sul, a gente se sente como parte da vizinhança”, opinou a coordenadora de Marketing, que participou pela terceira vez do evento. “É uma festa que já entrou no nosso calendário pessoal”, reforçou.
A aura interiorana da cidade também encantou o casal porto-alegrense Aldo e Elisabete Righes, que se hospedaram no município e aproveitaram as atrações do festival sábado à noite e domingo de manhã.
“Nós gostamos de cidades pequenas, da cultura italiana, da culinária, das pessoas, dos shows”, disse Aldo, que ficou com a esposa no sábado até a 1h, assistindo às apresentações artísticas.
Com um dia a mais de festa, a programação artística, que contou com quase 20 atrações, incluiu pela primeira vez um show internacional, com o grupo argentino Star Beatles. A novidade reforçou o sucesso do evento, que movimentou o comércio local.
Vendas superam expectativas
A alta demanda surpreendeu os expositores. Na Adega Giovanni Tasca, as vendas no sábado já haviam superado o total da edição de 2022 do Vieni e também do Polentaço deste ano.
“Superamos as expectativas, a noite de sábado foi uma das que mais tivemos movimento de todos eventos”, disse Lucas Tasca.
Daiana Lovisa, proprietária de um dos estandes, relatou que todos os produtos planejados para três dias se esgotaram já na segunda noite.
“Ontem à noite (sábado), acabou tudo o que a gente tinha programado para os três dias”, disse Lovisa. “Superou todas as expectativas, não lembro de uma edição igual à essa”, continuo ela, que ofereceu vinhos, porções de tilápia, capeletti e calda de cana.
Para quem esteve pela primeira vez no evento, o sentimento era o mesmo. Cláudia Girotto, da Fiori Floricultura, já havia participado de outros eventos do município, como o Polentaço, e celebrava as vendas, principalmente, de rosas e de flores desidratadas.
“Esse evento é muito legal e traz um público diferente. Eu gostei muito, superou as expectativas”, contou.
Também estreando no festival, o Ernesto Restobar, que comercializa pizzas e risotos, era outro que celebrava o movimento.
“Foi perfeito, tivemos que fazer uma correria para conseguir mais mercadorias para conseguir trabalhar hoje (domingo)”, disse a funcionária da casa Letícia Faccin.
Monte Belo do Sul em destaque
O secretário de Cultura e Turismo, Álvaro Manzoni, celebrou o impacto do evento, que integra um calendário estratégico para o município.
“Esse ano foi especial para Monte Belo, com seus três principais eventos realizados. Foram quase 80 mil pessoas que passaram pelo município somente por conta dessas três realizações. Ficamos felizes pelo envolvimento dos empreendedores e da comunidade nessa missão de valorizar nossa cultura e nossos produtos”, declarou Manzoni.
A programação artística do festival foi uma realização da Associação Comunitária dos Amigos de Monte Belo (ACAMB), com o apoio cultural do Município de Monte Belo do Sul, da Associação dos Empreendedores de Monte Belo do Sul (ASSEMB) e do Sicredi. O patrocínio foi de Multimóveis, Dalmóbile e Golden Sucos. O financiamento foi do Pró-Cultura RS – Secretaria de Estado da Cultura do Rio Grande do Sul.