Cidades

Vice-presidente Geraldo Alckmin participa de evento na primeira usina de etanol do RS em Passo Fundo

Evento conta com a presença do Governador Eduardo Leite e diversas autoridades na apresentação do projeto

Vice-presidente Geraldo Alckmin participa de evento no RS
(Foto: Alex Borgmann/Rádio Uirapuru)

Na semana festiva dos 166 anos de Passo Fundo, um marco histórico para o desenvolvimento da cidade foi firmado na manhã desta sexta-feira (4). A pedra fundamental para a primeira usina de etanol do Estado a produzir este combustível em larga escala foi lançada oficialmente com a presença do Vice-presidente da República Geraldo Alckmin, do Governador do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite, além de diversas autoridades junto à Be8 (antiga BSBIOS). O investimento será de R$556 milhões de Reais, com recursos da empresa.

A unidade terá, quando pronta, capacidade para suprir 25% da demanda estadual por etanol, hoje misturado obrigatoriamente à gasolina. Toda a produção será baseada em cereais, como o trigo, milho, triticale e sorgo, garantindo assim uma matriz verde, diferente de combustíveis à base de petróleo. A concretização deste sonho está agora próximo de acontecer através da assinatura do termo de compromisso entre a Prefeitura de Passo Fundo e a Be8.

O Vice-presidente Geraldo Alckmin deu entrevista para a Rádio Uirapuru, o qual destacou o novo momento que possibilitou este importante passo. Disse que foi uma satisfação estar em Passo Fundo na maior usina de biodiesel do Brasil, marcando o início de um novo ciclo para o etanol, que se reflete na economia, energia renovável, meio ambiente, saúde e emprego, por uma iniciativa do empresário Erasmo Battistella.

O momento foi acompanhado por diversas lideranças, muitas protagonistas dos movimentos que levaram a este dia. A emissora também conversou com Jerônimo Guerguen, na condição de Presidente da Associação das empresas Cerealistas do Brasil. Guerguen disse ser um orgulho estar vivendo mais um investimento importante para o setor, mediante um associado.

O vice-presidente da Cotrijal, Enio Schroeder, classificou o momento como de grande importância para o setor de cereais. Disse que a Be8 possui um relacionamento longo e de amizade com a Cotrijal, alavancando a economia através de suas ações.

O empresário Antônio Roso, que teve grande participação na formação da BSBIOS, frisou que a energia renovável tem um grande futuro e que começa no estado por Passo Fundo.

O Empresário Roberto Andreetta, da JR Comércio de Cimento, disse que o momento é histórico através da geração de uma matriz energética que transformará a agricultura de Passo Fundo e geração. Serão empregos gerados e todo o trigo e milho regionais serão processados no local.

O Procurador do Município, Adolfo Freitas, falou sobre o termo de compromisso entre a Be8 e a Prefeitura. Disse ser uma grande conquista para a cidade por meio de um empresário que vem colaborando com Passo Fundo e região. A Prefeitura, conforme ele, fará tudo para o projeto correr no cronograma e se torne realidade.

Francisco Turra, que integra o Conselho de Administração da Be8, disse que o momento não é só importante para a empresa e para a cidade, mas par o Brasil e o setor. A presença do Vice-presidente traz previsibilidade, dando segurança para as empresas agirem e investirem.

O Vice-prefeito de Passo Fundo, João Pedro Nunes, disse que a cidade só tem a agradecer pelo marco para Passo Fundo. O Prefeito de passo Fundo, Pedro Almeida, disse que a assinatura do termo de compromisso foi um presente para Passo Fundo, que terá um investimento superior a R$550 milhões refletidos em geração de empregos e renda.

O Presidente da Assembleia Legislativa Gaúcha, Vilmar Zanchin, disse que, através do lançamento da nova usina, Battistella dá novo exemplo de empreendedorismo e vanguarda no setor.

Com informações da Rádio Uirapuru

(Foto: Alex Borgmann/Rádio Uirapuru)