Veterinários de Minas Gerais formam grupo de resgate a pets na enchente em Canoas

Base da equipe são clínicas parceiras no bairro Mathias Velho

Publicado por
18:40 - 22/05/2024

Compartilhar:

Facebook Twitter Whatsapp

(Foto: Ricardo Giusti)

A esposa grávida do veterinário Lucas Dias, de 29 anos, foi a principal incentivadora para que ele partisse de Juiz de Fora, em Minas Gerais, rumo ao bairro Mathias Velho, em Canoas. O mineiro integra uma equipe que soma nove profissionais, todos vindos de MG, que aterrissaram em solo gaúcho para resgatar e tratar animais em uma das regiões mais afetadas pela água na cidade da região Metropolitana.

O grupo está no município desde o final de semana, resgatando cães, gatos, pássaros e equinos. A base da equipe são clínicas parceiras no bairro Mathias Velho, para onde são transportados os animais.

Lucas destaca que a empreitada tem o apoio do deputado Noraldino Júnior, da assembleia mineira, financiada com recursos da própria equipe de veterinários. Eles também contam com doações de voluntários para implementar o projeto no RS.

“Ficamos surpresos como as pessoas aderiram à iniciativa. Recebemos doações de mantimentos e de barcos, tudo com o apoio de voluntários. Se não fossem eles, a tragédia seria ainda pior”, disse.

O veterinário conta que o risco de saques a embarcações é um dos obstáculos para a realização do serviço. Segundo ele, ainda há áreas no bairro Mathias Velho onde a facção local impede a entrada das equipes, chegando a disparar fogos de artifício como sinal de alerta.

Apesar dos riscos, da distância da companheira, e do filho que está por vir, além da precariedade de recursos, o mineiro afirma que o sofrimento dos pets ilhados é o motor do trabalho voluntário.

“Além das pessoas, os animais também estão sofrendo demais com a enchente. Resgatamos bichos em péssimas de saúde e que precisavam de tratamento urgente. É comum o choro entre os integrantes da equipe, frente às situações que surgem todos os dias”, pontuou o veterinário.

*Fonte Correio do Povo

Compartilhe nas suas redes

Facebook Twitter Whatsapp