
Em manifestação na tribuna do Legislativo de Caxias do Sul, na sessão desta quinta-feira (06), o vereador Rafael Bueno (PDT) fez um apelo pela maior participação dos 48 municípios da região no custeio do Sistema Único de Saúde (SUS). O parlamentar lembrou que, atualmente, o Município investe 26% do orçamento em saúde pública contra um mínimo constitucional exigido em 15%.
O pedetista chamou à responsabilidade, os municípios que utilizam os serviços ofertados por Caxias do Sul. Além disso, cobrou a formação de um consórcio regional.
“Não mandam um pila para Caxias, apenas vans com moradores para se consultarem em Caxias. Os governos federal e estadual mandam recursos, mas não é o suficiente”, afirmou Bueno.
Além disso, Rafael Bueno, revelou um dado extraoficial sobre os usuários que possuiriam Cartão SUS cadastrado no município. De acordo com o parlamentar, Caxias tem 700 mil cadastros, porém, a população oficial ainda não chegou a 500 mil habitantes. Dado que representaria 46% a mais que o total de habitantes.
A assessoria da Secretaria de Saúde foi questionada sobre o dado oficial de cartões SUS da cidade. Entretanto, até a publicação desta matéria, não havia recebido a resposta.
Ainda segundo o parlamentar, dados da Secretaria Municipal da Saúde (SMS) revelam que 70% dos pacientes conseguem leitos nos hospitais da cidade. Entretanto, a espera pode chegar até 50%. Também destacou que a média mensal de pacientes aguardam por cirurgias eletivas já agendadas é de 5 mil a 7 mil pessoas.