VENTO FORTE

Vendaval arranca telhado de igreja em Caxias do Sul

Moradores próximos, em Forqueta, contam que o vento forte parecia um tufão. Ninguém ficou ferido e a cobertura já está sendo reconstruída

Vendaval arranca telhado de igreja em Caxias do Sul

O vento forte surpreendeu fiéis e moradores próximos à Igreja Evangélica Assembleia de Deus, localizada na esquina das ruas Teresa Giacomoni e Alfredo Ângelo Giacomoni, no bairro Forqueta, em Caxias do Sul. O forte vendaval que veio de repente, no fim da tarde desta quinta-feira (16), arrancou o telhado da igreja. Partes da cobertura acabaram voando e caindo nas redondezas.

Conforme o pastor Fabiano Pansera, o fato ocorreu por volta das 19h30, quando os fiéis chegavam para o culto. Mesmo com a avaria, logo depois que passou o temporal de vento, o culto foi realizado. O líder religioso agradece a Deus porque nada de grave ocorreu com as pessoas que já estavam no templo. A reconstrução começou na manhã desta sexta (17).

“Um tufão de vento entrou na igreja e acabou destelhando ela. Graças a Deus, só houve prejuízo físico e ninguém se machucou. Deus guardou e nós louvamos por isso. Já estamos trabalhando para para reconstrução do telhado para que as atividades da igreja voltem o mais breve possível”, salientou Fabiano.

Relatos de vizinhos

A força do vento assustou também moradores que vivem nas proximidades. Entre eles, a senhora Eneli Marina, de 64 anos. Ela mora na esquina da igreja, há 13 anos, e diz que foi a primeira vez que viu um vento tão forte.

“Começou uma chuva forte, uns pingos bem grossos com sol. Em seguida, aquele vento forte. A gente viu um estrondo bem forte. As meninas estavam muito desesperadas. Quando saímos para fora, vimos que não tinha mais o telhado da igreja, e que tinha ‘Brasilit’ voando em cima da casa dos vizinhos. Eu nunca tinha visto nada igual”, afirma.

O telhado da igreja foi completamente arrancado e, em seguida, dobrado pela força do vento, sendo arremessado para o terreno localizado atrás do prédio, onde fica a casa de Zanaína dos Santos Pinheiro, de 33 anos, que com o marido e a filha. Ela conta que saiu para ver o arco-íris e quando estava filmado com o celular, viu que o telhado da igreja estava caindo.

“A gente correu foi para o quarto dos fundos. Parecia que ia vir para cima de casa. Nós entramos na porta do quarto, escutamos um estouro. Não dá para descrever o barulho. Nós achamos que tinha arrancado o nosso telhado aqui do galpãozinho, mas era da igreja. A primeira sensação foi ver se tinha alguém machucado”, relatou.

A casa pastoral, que está situada na parte de trás do pavilhão da igreja, não teve o telhado danificado. Entretanto, como medida preventiva, a Defesa Civil forneceu lonas para proteger os materiais que ficam na parte interna.