Vencedores do concurso de uvas da Festa da Uva em Caxias do Sul recebem premiação

Amostras selecionadas estão identificadas com o selo da premiação na exposição de uvas da Festa, no mezanino do Centro de Eventos

Publicado por
14:53 - 25/02/2024

Compartilhar:

Facebook Twitter Whatsapp

(Foto: Ícaro de Campos)

O Salão da comunidade de Nossa Senhora da Saúde esteve lotado na noite deste sábado (24) para a premiação dos vencedores do Concurso de Uvas da 34ª Festa da Uva. Foram 236 expositores, 594 inscrições, 38 variedades de uva e sete municípios participantes. Os vencedores, divulgados no último dia 16 de fevereiro, receberam troféus, medalhas e certificados. Foram premiadas amostras em nove categorias com primeiro, segundo e terceiro lugar.

As uvas participantes do concurso e as vencedoras, estas identificadas com o selo da premiação, estão expostas para o público na exposição de uvas da Festa, no mezanino do Centro de Eventos dos Pavilhões da Festa.

O prefeito Adiló Didomenico parabenizou os viticultores presentes pela qualidade das uvas apresentadas. “Este ano vocês fizeram um fenomenal. Mesmo com tantas intempéries, com um clima tão adverso, as uvas estão lindas! Muito obrigado e parabéns a todos os produtores”.

O Secretário da Agricultura, Pecuária e Abastecimento e Diretor de Agricultura da Festa da Uva, Rudimar Menegotto, comemorou a qualidade das amostras que foram entregues pelos concorrentes. Em seu pronunciamento, ele leu uma carta enviada à família na Itália por um imigrante italiano que veio para a região, em Nova Palmira. A carta é datada de 3 de julho de 1886, relata como o imigrante está feliz no Brasil e convida o restante da família a imigrar também. “Ano que vem completamos 150 anos da imigração italiana no Estado e essa carta é uma amostra do que nossos antepassados viveram quando chegaram aqui”, ilustrou.

A Rainha da Festa da Uva, Lizandra Melo Chinali, ressaltou a importância da exposição de uvas no histórico da Festa. “Esse evento significa muito para nós, porque foi com uma exposição de uvas que a festa começou”, relembrou.

Desde a edição passada deste evento, é feita uma homenagem a um viticultor veterano. Desta vez o escolhido foi o senhor Aldino Casagrande, da região de Nossa Senhora da Saúde.

Ainda, foi feito um agradecimento especial aos avaliadores da exposição de uvas. Foram jurados nesta edição os profissionais: Flavio Hillebrand, engenheiro agrônomo; da Embrapa, Valtair Comachio; da Associação dos Engenheiros Agrônomos da Encosta Superior do Nordeste, Rodrigo Luis Boff; da Fecovinho, Paulo adolfo Tesser; do Instituto Federal de Bento Gonçalves, Luis Carlos Diel Rupp; da Emater, Alex Maquiel Klein; e da Uvibra, Maurício Bonafé .

Confira os vencedores:

Compartilhe nas suas redes

Facebook Twitter Whatsapp