EXPORTAÇÃO

Índia mostra interesse na importação da maçã gaúcha

O tema tem interesse central para o município de Vacaria, maior produtora e exportadora brasileira da fruta

Objetivo da reunião foi discutir oportunidades de negócios e destacar os produtos do Rio Grande do Sul.
Objetivo da reunião foi discutir oportunidades de negócios e destacar os produtos do Rio Grande do Sul. | Foto: Joel Vargas/GVG

A delegação gaúcha iniciou, neste sábado (02), uma missão em Mumbai para explorar oportunidades comerciais, na Índia. Entre os assuntos discutidos está o interesse de importação de produtos como maçã do Rio Grande do Sul. O tema tem interesse central para o município de Vacaria, maior produtora e exportadora brasileira da fruta.

Liderada pelo vice-governador, Gabriel Souza, deu início à primeira missão do Estado no país asiático é composta por membros do governo estadual, da Assembleia Legislativa e da Câmara de Comércio Indo Brasileira, a comitiva se encontrou com o cônsul-geral do Brasil em Mumbai, João de Mendonça Lima Neto.

O objetivo da reunião foi discutir oportunidades de negócios e destacar os produtos do Rio Grande do Sul que podem ser integrados ao promissor mercado indiano. A Índia, com seus cerca de 1,4 bilhão de habitantes, tornou-se a quinta maior economia do mundo ao superar o Reino Unido em 2023.

Gabriel Souza ressaltou a relevância do país na agenda comercial do Brasil. “Aqui estamos não apenas para abrir portas para as exportações do Rio Grande do Sul, mas também para explorar as demandas do mercado indiano e alinhar as necessidades locais com as nossas capacidades produtivas”, destacou o vice-governador.

O cônsul-geral, que está na Índia há pouco mais de dois anos, observou que o país está se abrindo rapidamente para o comércio exterior, destacando Mumbai como o centro tecnológico no qual muitas empresas têm suas sedes. “O desafio é entender as necessidades do mercado indiano para que possamos suprir essa demanda”, afirmou Lima Neto.

Interesse indiano na maçã gaúcha

O vice-governador participou de reuniões bilaterais com empresários dos setores alimentício e farmacêutico, incluindo um positivo encontro com representantes do Fresco Group, uma empresa interessada em importar produtos como maçã e pera do Rio Grande do Sul. Uma visita à sede da empresa já está agendada para esta semana, sinalizando o início de possíveis parcerias comerciais.

Vacaria produzir um quarto do total de maçãs produzida no Brasil, confirmando sua liderança como maior produtora e exportadora brasileira da fruta. O município é considerado o principal polo brasileiro de produção de pequenas frutas, grupo formado principalmente pelo morango, mirtilo, framboesa e amora preta.