Foto: Polícia Civil/Divulgação
Foto: Polícia Civil/Divulgação

Uma operação da Polícia Civil do RS, com atuação em Vacaria e participação de policiais civis do município, resultou na prisão de cinco pessoas na manhã desta terça-feira (16). A ação integra a fase final da Operação Oculta Parte, que investiga um esquema de estelionato, falsificação de documentos e organização criminosa com atuação interestadual.

Coordenada pela 2ª Delegacia de Polícia de Passo Fundo, a ofensiva teve como alvo um grupo criminoso considerado altamente estruturado, especializado em fraudes bancárias. Durante o cumprimento das ordens judiciais, os policiais apreenderam uma arma de fogo e 150 munições de diversos calibres. Ao todo, 13 pessoas são investigadas.

Segundo a investigação, o grupo utilizava documentos falsos em nome de “laranjas” para obter financiamentos bancários destinados à compra de máquinas e implementos agrícolas, caminhões e outros veículos. Após a liberação do crédito, os investigados não pagavam as parcelas e desapareciam com os bens adquiridos.

A primeira fase da operação foi deflagrada ainda em 2024, nos estados do Rio Grande do Sul e Mato Grosso. Na ocasião, a Polícia Civil conseguiu recuperar todas as máquinas relacionadas à fraude inicial, além de outros veículos obtidos de forma ilícita. Os bens apreendidos foram avaliados em aproximadamente R$ 30 milhões.

A partir da análise do material apreendido nessa etapa, os investigadores identificaram que se tratava de uma organização criminosa especializada nesse tipo de golpe, comandada por dois líderes, que foram presos nesta fase final, junto com outros três integrantes do grupo.

A operação contou com o apoio da DHPP de Passo Fundo, do Draco de Erechim, da DP de Tapejara, da 6ª Delegacia de Polícia de Porto Alegre e de policiais civis de Vacaria, que atuaram no cumprimento simultâneo das ordens judiciais.