DESPEDIDA

Agrônomo Leandro Bortoluz é sepultado em Vacaria

Referência nacional na produção de maçãs, natural de Caxias do Sul, fez carreira nos Campos de Cima da Serra

No dia 30 de agosto, Bortoluz recebeu o Título de Cidadão Honorário de Vacaria. (Foto: ABPM / Divulgação)
No dia 30 de agosto, Bortoluz recebeu o Título de Cidadão Honorário de Vacaria. (Foto: ABPM / Divulgação)

O corpo do empresário Leandro Bortoluz, foi sepultado no sábado (27). Ele faleceu nesta sexta-feira (26), aos 54 anos. Reconhecido pela trajetória de dedicação à fruticultura em Vacaria, especialmente cultivo de maçã, Bortoluz era natural de Caxias do Sul e tratava um câncer no pâncreas.

Engenheiro agrônomo de formação, ele introduziu novas tecnologias de manejo na região dos Campos de Cima da Serra. Entre iniciativas de destaques, a implantação do sistema 2D em pomares, a criação do evento Maçã na Praça e a contribuição em programas de qualidade e sanidade da produção.

No dia 30 de agosto, Bortoluz recebeu o Título de Cidadão Honorário de Vacaria, da Câmara Municipal, e a medalha Mérito ABPM, da Associação Brasileira dos Produtores de Maçã. Na ocasião, disse estar muito lisonjeado.

“Vim para Vacaria em 1982 e, nesses 43 anos, construí minha vida e minha carreira aqui. Esse reconhecimento é motivo de orgulho para mim e para minha família. Trabalhamos muito na divulgação da maçã, no desenvolvimento de novas tecnologias e na valorização dos colaboradores do setor. Vacaria seguirá sendo referência nacional na produção de maçãs, e isso é fruto de um trabalho coletivo. Meu agradecimento eterno à comunidade”, afirmou Bortoluz naquele dia.

Em nota, a prefeitura de Vacaria também lamentou o falecimento do produtor rural. “Leandro Bortoluz nos deixa saudades e um grande legado de muita amizade, valores e importante contribuição junto à comunidade. Lamentamos a partida de um jovem empreendedor que colocou Vacaria como uma referência na fruticultura internacional”.

O sepultamento aconteceu no Cemitério Santa Clara. Bortoluz deixa a mãe Jurema, a esposa Geruza e as filhas Victória e Mariana.