DEZEMBRO LARANJA

UCS realiza prevenção e diagnóstico do câncer de pele em Caxias do Sul

Centro Clínico vai oferecer 200 consultas gratuitas com dermatologistas. Ação ocorre sábado (07) e integra as atividades do Dezembro Laranja

Ação ocorre no Ceclin, no campus-sede da UCS
Ação ocorre no Ceclin, no campus-sede da UCS | Foto: Divulgação/UCS

No Dezembro Laranja, mês de conscientização contra o câncer de pele, o Centro Clínico da Universidade de Caxias do Sul (Ceclin UCS) realiza no próximo sábado (07), a 5ª edição de uma campanha de prevenção e diagnóstico à doença. A iniciativa ocorre no Bloco 15 do campus-sede, das 9h às 15h.

O Ceclin oferece 200 consultas gratuitas com dermatologistas. O atendimento será realizado por ordem de chegada dos pacientes. Eles devem portar documento de identificação e cartão do Sistema Único de Saúde (SUS).

As consultas serão prestadas por médicos da seccional gaúcha da Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD-RS). Eles vão estar acompanhados de professores e alunos do curso de Medicina da UCS, e de enfermeiros e técnicos de enfermagem do Ceclin. Além deles, uma equipe multidisciplinar com profissionais de diferentes especialidades médicas. Para os casos de suspeita de câncer haverá orientação para a realização de biópsia.

“O objetivo é alertar, informar e conscientizar a população sobre os riscos dos tumores de pele, que são evidenciados com a chegada do verão. Como unidade promotora de saúde, desejamos compartilhar conhecimento sobre os cuidados a serem tomados e, desta forma, reforçar nosso compromisso com o bem-estar e a saúde em nossa região”, observa a coordenadora do Ceclin, Katiane Bassualdo.

Prevenção

O câncer de pele é o tipo mais comum de câncer no Brasil, representando cerca de 30% de todos os casos diagnosticados no país. No entanto, quando detectado precocemente, as chances de cura são significativamente maiores.

Em nível nacional, a campanha Dezembro Laranja tem como objetivo educar a população sobre a prevenção e o autocuidado. As orientações reforçam a importância do uso de protetor solar, roupas adequadas e a realização de exames dermatológicos regulares.